You are currently viewing PERMA – Psicologia Positiva

PERMA – Psicologia Positiva

Primeiramente, é válido explicar que a minha abordagem de trabalho é baseada na psicologia positiva.

A psicologia positiva é uma nova visão da nossa saúde mental, onde o foco não são as doenças mentais, mas o funcionamento otimizado da nossa mente, dos nossos pensamentos e das nossas ações, trabalhando emoções positivas.

Assim, quando há o alinhamento do coaching com a psicologia positiva, torna-se viável alterar as percepções para que o olhar se volte para o lado bom da vida, o famoso “copo meio cheio”.

Cabe ressaltar que, a psicologia positiva não é uma autoajuda, mas uma ciência baseada e comprovada em estudos e pesquisas.

Posto isto, o modelo  PERMA. foi desenvolvido pelo psicólogo Martin Seligman, também conhecido como o pai da psicologia positiva, e explicado no seu livro Florescer.

PERMA é a sigla que representa os cinco elementos mensuráveis que compõem a teoria do bem-estar:

1. Emoção positiva (Positive Emotion)

De acordo com a psicologia positiva, precisamos desenvolver essas emoções para ter um maior satisfação na nossa vida. Porém, isso não significa que temos que nos privar de sentir tristeza, raiva, nojo… Afinal, é preciso da sombra para haver a luz.

Contudo, o ideal é que tenhamos uma proporção de 3 emoções positivas para 1 negativa no nosso dia.

Exemplos de emoções positivas: alegria, gratidão, orgulho…

Agora reflita: Atualmente, você sente mais emoções positivas ou negativas?

2. Engajamento (Engagement)

O engajamento está relacionado a algum desafio criativo ou intelectual que faz parte do nosso dia a dia.

Posto isso, quero te desafiar a descobrir uma atividade do seu trabalho que você precise colocar sua atenção e concentração para que ela seja feita. Se engaje de forma consciente, trabalhando com alegria e engajamento nessa atividade.

3. Relacionamentos (Relationships)

Você sabia? A qualidade dos nossos relacionamentos (amoroso, familiar, social) está diretamente ligada com o nosso bem-estar!

Posto isso, gostaria que você pensasse: O que você pode fazer nesta semana para melhorar um pouco mais os seus relacionamentos?

4. Significado (Meaning)

Esse 4º elemento está relacionado ao propósito, a algo que é maior do que nós e que nos traz um sentimento de pertencimento. Muitas vezes, esse sentimento de ter uma vida significativa está ligado a algum tipo de trabalho voluntário, a espiritualidade e ao autocuidado.

Ademais, é possível trazer esse sentimento também se o nosso trabalho do dia a dia estiver conectado aos nossos valores e princípios.

Agora reflita: O que você pode fazer para aumentar o seu senso de propósito/significado e intensificar ainda mais o seu bem-estar?

5. Realização (Achievement)

Essa realização pode ser momentânea ou um marco na nossa vida. Ademais, podem estar relacionadas a alguma superação física ou intelectual também.

Anote quais são os objetivos que você tem para o próximo mês. São objetivos que te desafiam e te fazem crescer? Como você vai celebrar a realização deles?! Anote e assim que realizá-los, comemore!

A aplicação desses 5 princípios e entre outros, conseguimos:

  • Reduzir o estresse
  • Aumentar o bem estar
  • Aumentar e desenvolver a resiliência
  • Aumentar performance e engajamento
  • Fortalecer o sistema imunológica
  • Aplicar emoções positivas
  • Aumentar a criação e educação
  • Melhorar a capacidade de encontrar soluções

Por fim, após conhecer os 5 princípios e descobrir os benefícios trazidos por eles, gostaria de te propor a pensar:

O que falta na sua vida para ter mais bem-estar?

Espero que o modelo PERMA te ajude a ter uma vida com mais de qualidade!

Não deixe de se inscrever no meu canal do Youtube, toda semana tem vídeo novo, de me seguir no Instagram, onde também posto muitos conteúdos interessantes e consigo ter um contato mais próximo com você e de se inscrever no meu podcast Desenrolando com Nat Gaia!

Se preferir, você pode conferir esse conteúdo em formato de áudio nesse episódio do meu podcast:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.