“Psicologia Positiva é a ciência que estuda o que faz a vida valer a pena ser vivida” (Peterson, 2008)
O que é Psicologia Positiva?
A psicologia positiva é uma nova visão da saúde mental, e traz uma nova abordagem: Funcionamento Otimizado, bem-estar subjetivo, o ensino da resiliência entre outros pontos, como o desenvolvimento das emoções positivas.
A origem da psicologia positiva é ainda incerta, mas temos Martin Seligman como uma das principais figuras deste movimento. De acordo com alguns autores, quando Seligman era presidente da American Psychological Association, ele desafiou os psicólogos associados a criar uma psicologia baseada nas forças e virtudes do ser humano, nutrindo o que há de melhor em cada um.
Psicologia Positiva NÃO É Autoajuda.
É uma ciência baseada em estudos e comprovações.
Como campo de estudos, a psicologia positiva passa a maior parte do tempo pensando em temas como força de caráter, otimismo, satisfação com a vida, felicidade, bem-estar, gratidão, compaixão (assim como autocompaixão), autoestima e autoconfiança, esperança. e elevação.
Estes tópicos são estudados para aprender como ajudar as pessoas a prosperar e viver suas melhores vidas, uma vez que a saúde psicológica é muito mais do que a ausência de sintomas.
Essa psicologia é estudada pelas principais universidades americanas, como Harvard, University of Pennsylvania, University of North Carolina, entre outras.
Onde o Coaching entra nesta história?
A abordagem da psicologia positiva aliada ao processo de coaching potencializa o estado de florescimento e desenvolvimento otimizado do coachee.
Além de realizar mais e alcançar objetivos, existe uma transformação de mindset (programação mental), de forma a possibilitar o desenvolvimento de bem-estar, emoções positivas, propósito e significado, estado de flow, enfim, uma nova visão de mundo.
Uma das bases usadas é a PERMA – Teoria criada por Seligman e divulgado em seu livro: Florescer.
Veja o infográfico:
Benefícios comprovados da Psicologia Positiva:
- Redução de Stress e aumento do bem-estar subjetivo,
- Aumento e desenvolvimento de resiliência
- Aumento de Performance e engajamento
- Fortalecimento do sistema imunológico
- Ampliação das emoções positivas
- Aumento de criatividade e inovação
- Melhora sua capacidade de encontrar soluções
Podemos pensar que a essa psicologia vai nos ajudar a ser atletas da vida, onde vamos focar no que já somos bons, para sermos ainda melhores, com mais conquistas e aprendermos a lidar com os momentos de derrota de forma resiliente.
Curtiu? Saiba mais sobre o assunto com o meu podcast!
Positivamente, adorei isso