Hábitos: descubra como começar uma mudança hoje mesmo!

Hábitos: descubra como começar uma mudança hoje mesmo!

Olar! Já tentou fazer uma mudança de hábitos e não conseguiu? Apesar de parecer difícil, vou te contar como é possível fazer isso sem sofrimento e quais hábitos literalmente mudaram minha vida.

De fato, como mudar hábitos é uma pergunta comum e que, quase sempre, não tem respostas eficazes. Isso porque pouca gente sabe como funcionam os hábitos e como é possível criar ou modificar hábitos já existentes. 

O que você precisa saber sobre hábitos

Antes de mais nada, quero quero te explicar o que é um hábito e como ele funciona.

O hábito é a forma que o nosso cérebro encontrou de gastar menos energia com ações cotidianas. É o que executamos de forma inconsciente e automática. Ou seja, aquilo que não precisamos pensar para fazer e que quando vemos, já está feito! 

Aliás, é importante destacar que hábito é o que fazemos e o que deixamos de fazer. Por exemplo: escovar os dentes ou dirigir são hábitos: não precisamos pensar em cada um dos movimentos, apenas executamos a ação e pronto. Mesmo que não pareça, não ir a academia também é um hábito.

Como os hábitos são formados

Os hábitos são formados por: deixa, rotina e recompensa. A deixa é o gatilho, a ação que antecede o hábito. Pode ser um lugar, estado de espírito, pessoa ou até um hábito anterior. A rotina é o hábito em si. Ou seja, é a ação que você executa inconscientemente e de forma automática. Já a recompensa é o que o seu cérebro entende que ganhou e faz essa ação valer a pena. Só para ilustrar, no hábito “escovar os dentes depois do almoço”, a deixa é finalizar o almoço e a rotina é escovar os dentes. A recompensa é relativa e precisa ser avaliada. Nesse caso, pode ser não ter cáries e manter a saúde bucal ou manter o hálito fresco.

Ao passo que você fica sabendo disso, é fácil entender como criar ou modificar um hábito.

Assim sendo, para criar é necessário criar a deixa, a rotina e a recompensa também.

Por outro lado, para modificar é necessário manter a deixa e a recompensa e modificar a rotina!

Então, se você sente que precisa de ajuda para cultivar um novo hábito, clique aqui e conheça o meu curso. Ele foi todo pensado para te acompanhar por 21 dias e te ajudar a desenvolver pontos importantes como clareza, dedicação e autocuidado. Clique aqui e saiba mais!

O livro que me ajudou na mudança de hábitos

O livro O Milagre da Manhã me inspirou a desenvolver hábitos poderosos e me ofereceu apoio em um momento muito desafiador. Por isso, fiz esse vídeo para te contar como isso aconteceu!

Relembrando as lições importantes que aprendi com O Milagre da Manhã:

  • Você é a média das 5 pessoas com quem mais convive;
  • Experimentar novos hábitos pode mudar sua vida;
  • Fazer o mínimo é melhor do que não fazer nada! Faça adaptações para a sua rotina e seja feliz;
  • Tempo é prioridade! Você pode criar espaço na sua vida para o que faz sentido;
  • Ter uma rotina noturna é importante para ter uma rotina da manhã!

Aliás, eu gosto tanto desse tema que desenvolvi vários materiais gratuitos sobre hábitos. Clique em cima de cada um deles para acessar:

Gostou das dicas? Teste essa semana e me conte no Instagram @natgaia se funcionou!

Me acompanhe também no YouTube e assista meus conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo com leveza, foco e produtividade. 

habitos

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.