Você está visualizando atualmente Sono e produtividade

Sono e produtividade

Ultimamente você sente que o seu sono está desregulado? Você fica horas na cama, mas não consegue dormir e no dia seguinte está morrendo de sono? Sente também que não consegue ser produtivo por conta desse cansaço?

Se você se identificou com essas situações, você precisa saber sobre ritmo circadiano!

Cabe ressaltar que vamos abordar essa temática com base no livro Mude seus horários, mude sua vida!

Esse livro é baseado na medicina ayurvédica e possui um capítulo exclusivo sobre sono. Para essa medicina o sono é tão importante quanto a nossa alimentação, exercícios físicos e outras coisas essenciais para a saúde..

O autor aborda muito nesse capítulo sobre o ritmo circadiano. Nós seres humanos somos regidos pela luz solar, então quando acordamos e recebemos a claridade, o nosso relógio biológico/ritmo circadiano entra em ação.

Geralmente começamos a sentir sono 12 à 15 horas depois que despertamos.

Quando não respeitamos o nosso horário de descanso o sono fica desregulado e a qualidade cai. Por isso, muitos especialista recomendam que evitemos ficar com aparelhos que emitem luz horas antes de irmos dormir, pois isso dispersa a melatonina, o hormônio principal do sono.

Nat, mas como posso resolver esses problemas do sono?

Saia das telas um pouco antes de ir dormir!

Levar o celular para a cama é um dos maiores erros. Então, a primeira coisa a fazer é tentar se desvincular desse hábito prejudicial.

“Ah, Nat, mas eu uso o celular como despertador”.

Antes eu também fazia isso, mas depois de um tempo encontrei outras alternativas. Você também pode encontrar uma que seja melhor para você. Talvez investir num despertador ou até numa smartband como eu.

O sono é funciona como um anti-inflamatório, portanto, o período que estamos dormindo é usado para a recuperação do nosso corpo. Se dormimos mal, nossa recuperação não é tão boa.

“Ah, Nat, mas eu funciono melhor à noite…”

De acordo com o autor, as vezes condicionamos por tanto tempo o nosso corpo a esse horário diferente ao ritmo circadiano que acabamos nos acostumando, porém isso não deixa de impactar a nossa vida a longo prazo.

Então, vamos começar a mudar esses hábitos? Quero ver você começando com o desafio de não levar o celular para a cama antes de dormir!

Espero ter ajudado você!

Se preferir, você pode conferir esse conteúdo em formato de vídeo:

Não deixe de se inscrever no meu canal do Youtube, toda semana tem vídeo novo, e de me seguir no Instagram, onde também posto muitos conteúdos interessantes e consigo ter um contato mais próximo com você!

.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.