Todas nós temos sonhos e objetivos que gostaríamos de alcançar, mas muitas vezes os hábitos ruins podem nos impedir de realizar o que desejamos.
Esses hábitos ruins são ações que repetimos diariamente, muitas vezes sem perceber, que prejudicam nossa saúde, produtividade e bem-estar.
Há um tempo, no meu Instagram, abri uma caixinha de pergunta para saber quais hábitos as minhas seguidoras consideravam mais prejudiciais, com base nas resposta, cheguei nessa lista:
Hábitos ruins mais comuns:
- Sedentarismo
- Procrastinação
- Má alimentação
- Negatividade
- Dormir tarde ou acordar tarde
- Uso excessivo de tecnologia (celulares, tablets e computadores)
- Consumo frequente de drogas (álcool, cigarro…)
O problema é que esses hábitos, muitas vezes, são atraentes porque nos oferecem uma gratificação imediata.
Comer uma pizza ao invés de fazer uma refeição balanceada ou ficar horas navegando nas redes sociais, constantemente, ao invés de fazer atividade física trazem uma satisfação imediata, mas, a longo prazo, pode afetar nossa saúde física.
Além de afetar a saúde física, os hábitos ruins também podem prejudicar a nossa saúde mental e emocional. Por exemplo, o hábito de procrastinar. A procrastinação pode nos levar a sentir ansiedade e estresse, enquanto o excesso de trabalho pode levar à exaustão mental e ao esgotamento emocional.
Por isso, é importante identificar e combatê-los!
Para fazer isso, é preciso ter uma visão clara do que se deseja alcançar na vida. Se você quer ter uma vida saudável, é importante criar hábitos que promovam a saúde, como a prática regular de atividade física, uma alimentação equilibrada e a redução do consumo de álcool e tabaco.
Já, se você deseja ter uma vida mais produtiva, é importante identificar quais são as atividades que estão prejudicando sua produtividade e eliminá-las. A procrastinação, por exemplo, pode ser combatida com técnicas de gerenciamento de tempo e organização.
Se o objetivo é ter uma vida mais equilibrada e feliz, é preciso encontrar um equilíbrio entre o trabalho e o lazer. Isso pode ser alcançado através da criação de uma rotina que inclua tempo para atividades que trazem prazer e relaxamento.
O processo de mudança de hábitos pode ser desafiador, mas é importante lembrar que é possível. Para isso, é preciso ser persistente, ter motivação para alcançar seus objetivos e saber como funciona o processo de inclusão ou mudança de hábitos na vida!
Por fim, se preferir, você pode conferir mais sobre esse tema nesse episódio do meu podcast Desenrolando com Nat Gaia: