You are currently viewing Modelo profissional

Modelo profissional

Quando oriento sobre carreira e desenvolvimento profissional, eu sempre pergunto qual a referência que a pessoa tem na área de atuação dela.

Essa referência não é limitada apenas aqueles indivíduos que trabalham na área, mas também pessoas de sucesso que atuam no mesmo segmento.

Mas por que isso é importante?

Simples, quando estamos mudando de carreira, iniciando em uma nova ou querendo evoluir, geralmente ficamos em dúvida sobre quais serão os nossos próximos passos. Ter uma referência nos auxilia a traçar um plano de ação com mais clareza.

Como eu sempre digo: Nós não precisamos reinventar a roda! Outras pessoas já alcançaram o ápice do sucesso na nossa área de atuação e não tem problema se inspirar nesses profissionais!

Ter alguém como modelo de referência é importante para pensarmos nos obstáculos que aqueles profissionais passaram para chegar no topo e o que fizeram para superá-los, quais conhecimentos eles adquiriram que ajudaram nessa jornada…

Com base nisso, podemos modelar também a nossa carreira! Saber quais cursos e habilidades são indispensáveis para chegarmos onde desejamos, quais desafios possivelmente vamos precisar enfrentar e como vamos fazer isso… Enfim, são questionamentos que outros profissionais já possuem a resposta e por isso podemos nos basear neles.

Normalmente essas pessoas de referência já abriram o caminho para gente. Mas vale ressaltar que isso não significa que devemos copiar a trilha profissional dessa pessoa, mas sim se inspirar e adaptar à nossa realidade e às nossas vontades.

Exemplo de referência profissional

Uma vez , fiz uma atividade com uma cliente que tinha como foco o desenvolvimento da carreira em outro segmento e pedi a ela para trazer referências de sucesso dentro da área de atuação que desejava.

Após ela pesquisar, observou que os profissionais que eram referências para ela, não passaram a vida inteira focados apenas no mesmo segmento de atuação, pelo contrário, eles possuíam experiências e conhecimentos diversos. Ou seja, os profissionais estruturam as suas carreiras com bases distintas. Com isso, ela percebeu que também conseguiria fazer a transição de carreira que desejava já levando como base as experiências passadas e novos conhecimentos específicos que poderia adquirir.

Posto isso, gostaria te desafiar!

Analise a sua carreira e as pessoas que estão em destaque no seu campo de atuação e perceba se tem alguém que te inspira. Pode ser alguém dentro da sua empresa ou até mesmo na vida como um geral. Por exemplo: Michelle Obama.

Depois pesquise sobre essas pessoas e busque saber quais conhecimentos elas adquiriam ao longo da jornada profissional, quais ações realizaram, quais comportamentos elas possuem e quais habilidades as destacam.

Busque pelo menos 3 pessoas de referência! Nos momentos difíceis, use-as como guias para você. Por exemplo, se estiver numa situação profissional complicada questione: O que fulano faria nessa situação?

Aposte nessa atividade para te auxiliar no seu desenvolvimento profissional!

Espero que esse texto tenha te ajudado!

Não deixe de se inscrever no meu canal do Youtube, toda semana tem vídeo novo, de me seguir no Instagram, onde também posto muitos conteúdos interessantes e consigo ter um contato mais próximo com você e de se inscrever no meu podcast Desenrolando com Nat Gaia!

Se preferir, você pode conferir esse conteúdo em formato de áudio nesse episódio do meu podcast:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.