You are currently viewing Você é resultado dos seus hábitos!

Você é resultado dos seus hábitos!

Falar sobre hábitos pode ser desafiador, porque na teoria é lindo, agora na prática, a coisa muda de forma.

Sei que já falei sobre hábitos em outros posts, falei sobre como mudar hábitos e também sobre o livro, inspiração master, O Poder do Hábito, mas vamos recapitular!

O QUE SÃO HÁBITOS?

Hábitos são a transformação de sequências de ações em rotinas automáticas. E são criadas pelo nosso cérebro, através da repetição, que faz com que nosso cérebro crie uma memória de procedimento para ação, uma rotina, que resulta em alta performance. Um hábito, é considerado como tal, quando se torna automatizado, e conseguimos realizá-lo sem muito esforço. O objetivo da nossa mente com a criação de hábitos é manter nossa energia para sobrevivermos.

Imagina se todos os dias tivéssemos que racionalizar todos os nossos hábitos! Acho que iríamos morrer de exaustão!

EXISTEM MAIS PESSOAS QUE DESISTEM DO QUE FRACASSAM

Se você jogar no Google o tempo que você precisa se dedicar para desenvolver um hábito, vai encontrar diversos estudos que falam que para um hábito ser instalado, ele precisa de um nº X dias consecutivos de execução. Este tempo pode variar de acordo com o tipo de atividade, entre 21 e 66 dias.

Tem atividades que conseguimos incluir no nosso dia-a-dia de forma mais tranquila que outros. Pelo menos, é assim comigo!

E o segredo neste ponto é ser consistente. É dar um passo de cada vez, mas realmente dar este passo e não desistir no meio do caminho.

SOMOS O RESULTADO DE NOSSOS HÁBITOS

Simmmm! Nós somos resultado de nossos hábitos!

E a qualidade dos nossos hábitos influencia diretamente na qualidade de nossa vida

Só que assim,  muita gente entende hábito como uma ação, mas esquecem que o não agir também é um hábito, uma vez que você não age com frequência – e dentro dessa ação, pode ser um estudo, uma atividade física, qualquer coisa que hoje você não faça. Isso porque a amígdala , parte do nosso cérebro  responsável por armazenar os hábitos ,  vai registrar nossas ações e informações independente de serem boas ou não.

Por isso, vale chamar atenção para este detalhe, se você está se sentindo operando abaixo do que poderia, é porque seus hábitos não estão contribuindo ativamente para sua evolução.

4 HÁBITOS QUE NÃO TE AJUDAM

Vou colocar em 1º lugar, um dos vilões da produtividade!

Tarefa de casa intocada!
  1. Empurrar tudo com a barriga: Se você deixa tudo para amanhã, o amanhã chega e chega com TUDO bem no meio da sua cara! Você se sobrecarrega, se estressa, sofre, fica ansiosa, e você poderia evitar, se não tivesse o hábito da procrastinação.
  2. Não praticar atividade física
  3. Não dar atenção para a qualidade da sua alimentação
  4. Dormir pouco, ou dormir em excesso

Todo mundo, incluindo a pessoa que vos fala, tem hábitos que não ajudam muito! O meu calcanhar de aquiles, é a água.

Eu na verdade não consigo tomar os 2 litros (mínimo) que precisaria para me manter hidratada todos os dias. Sei dos benefícios, sei das consequências, e realmente busco vencer esse hábito de não beber água! Mas não é fácil!

> Identifique quais são os hábitos que não te deixam ter uma qualidade de vida melhor! Comece a observar as consequências deles.

E decida, vai querer mudar ou por você tudo bem ficar com eles?

HÁBITOS QUE VALEM A PENA

Ah! Mas aqui não faltam exemplos!

  1. Meditar
  2. Se exercitar
  3. Dormir um sono de qualidade – cada pessoa precisa de uma quantidade de horas para se sentir descansada. Meu corpo se satisfaz com 7 horas dormidas.
  4. Ler/estudar
  5. Encontrar com amigos
  6. Beber água
  7. Ter uma rotina matinal e noturna

E por aí vai!

> Qual desses hábitos você tem vontade de inserir em sua vida?

Para você começar com o pé direito, você precisa de 2 coisas. A 1ª é decidir! Qual hábito você quer modificar e qual você deseja incluir. A 2ª é ter foco! Trabalhe apenas um hábito de cada vez. Para você não se sobrecarregar e acabar desistindo.

A palavra de ordem é consistência!

BENEFÍCIOS DE TER BONS HÁBITOS

A partir do momento que você decide desenvolver melhores hábitos, você passa a ter cada vez mais qualidade de vida, não só em questões de longevidade, e bem-estar físico, mas também com relação à forma que você enxerga o mundo.

Cada hábito traz um benefício específico. Para o corpo, mente, trabalho, vida. Mas de forma geral, ter uma rotina de bons hábitos, ou hábitos poderosos como eu gosto de chamar, te dá a sensação de que você está vivendo uma vida que vale a pena ser vivida. Em crescimento, expansão e evolução.

Eu comecei a ter esta consciência e vivenciar os benefícios desde 2016 mais ou menos. Veja, tem pouquíssimo tempo, mas te confesso, não trocaria esse meu despertar por nada neste mundo!

Foi desenvolvendo meus hábitos que eu me desenvolvi e aprendi a lidar melhor com os altos e baixos da vida!

Hoje tenho uma rotina matinal que me ajuda a começar o dia centrada, focada e plena – sim! Mesmo quando eu tenho MUITA coisa para fazer no meu dia, eu sei que comecei com o pé direito quando eu me mantenho firme na minha rotina! Conheça aqui o livro que mudou minha vida.

Este será o tema central do blog neste mês! Mudança de hábitos!

Se você tiver dúvidas ou sugestões, é só me falar!!!

BAIXE AGORA o e-book GRATUITO de gestão do tempo! Ele pode te ajudar a ser mais produtiva no seu trabalho!

RECEBA todas as segundas, dicas de coaching GRATUITAS no seu telegram? Se inscreva no Desenrola! 

Me siga no INSTAGRAM!  Lá eu sempre posto dicas práticas para você ter uma vida mais organizada, positiva e equilibrada! 

Este post tem 2 comentários

  1. Leandro

    Parabéns pelo texto!
    Até o início da minha vida adulta, posso dizer que tive hábitos regulares.
    Me alimentava bem(o ponto negativo é que não comia salada), sempre joguei bola, corria, inventava algo pra gastar energia. Gostava muito de desenhar…era uma bagunça, somente eu entendia, mas saiam umas história muito boas ali kkk. Querendo ou não, isso trabalhava minha imaginação e exercitava meu cérebro.
    Por outro lado dormia tarde(a tv era meu sonífero), nunca tive o hábito de ler e só estudava pra passar de ano.
    Mas meu grande mal sempre foi a procrastinação, nessa época eu já deixava coisas pra depois e acabava fazendo de qualquer jeito.
    As coisas ficaram complicadas com a chegada da vida adulta; mais responsabilidades, menos tempo…resultado: mantive os maus hábitos e fui perdendo os bons. GRAÇAS A DEUS enxerguei para onde estava indo.
    O problema de não VIVER(bons hábitos) e apenas SOBREVIVER(maus hábitos) é que você PARA(ou morre) na vida; porém a vida não para. E se você não segue seu caminho, seguirão por você.
    Uma frase que gosto e está relacionada é: “DAQUI UM ANO, VOCÊ VAI DESEJAR TER COMEÇADO HOJE!”.

    Abraço.

    1. natgaia

      Leandro!!! Obrigada por compartilhar um pouco da sua vivência!
      Com certezaaaa! Daqui um ano, você vai desejar ter começado hoje!!! AMEIIII

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.