You are currently viewing Tenha mais tempo para fazer o que deseja

Tenha mais tempo para fazer o que deseja

Talvez você não precise que seu dia tenha mais de 24h para achar algum tempo na sua agenda! Com esses 4 passos que vou te passar, você vai descobrir como encontrar um tempinho a mais!

1º Passo: Entender para quê você quer ter tempo

Muitas pessoas dizem que gostariam de ter um dia que durasse 48h, mas o que você faria se tivesse essas horas a mais? Você saber para quê você quer mais tempo é essencial para você conseguir se organizar!

Claro, é impossível ter mais de 24h por dia, mas se conscientizar sobre o que você faz com essas horas e o que realmente gostaria de fazer vai te ajudar a priorizar o que é importante para você!

Se você deseja, por exemplo, ler mais livros, é válido ter consciência sobre como você gasta o seu tempo ao longo do dia. Caso você note que fica muitas horas navegando nas redes sociais sem necessidade, você pode ocupar parte desse tempo com o hábito da leitura.

2º Passo: Ter uma meta clara e bem escrita

Eu uso o formato SMART para escrever as minhas metas. Isso porque, usando esse método, consigo criar uma meta que realmente funciona.

Caso não saiba, uma meta precisa ser específica, mensurável, possível de ser realizada, relevante para você e ter prazo.

Quando estruturamos essa meta nesse formato, conseguimos ter mais noção de quanto tempo vamos precisar disponibilizar no nosso dia para alcançá-la e mais empolgação para realizá-la.

Para saber mais sobre meta SMART clique aqui!

3º Passo: Fazer tempo aparecer na agenda

Antes de tudo, cabe destacar que para esse passo você precisa ter clareza sobre a sua rotina.

Para fazer o que desejamos, precisamos incluir ações dessa meta na nossa rotina. E conseguimos fazer isso, por meio dos hábitos.

Engana-se quem acha que os hábitos e a produtividade não estão interligados. Os nossos hábitos podem potencializar a nossa produtividade ou destruí-la.

Portanto, se você conseguir tornar seus hábitos mais saudáveis, que te deem mais energia, consequentemente, conseguirá ser mais produtiva e assim fará uma melhor gestão de tempo.

Ademais, você também pode substituir seus hábitos por novos e assim fazer o que deseja! Ponha na balança, o que você vai abrir mão na sua rotina para fazer o que quer? Talvez menos horas no celular, acordar mais cedo…

4º Passo: Aprender a dizer não

Sim, eu sei, esse passo pode ser um dos mais desafiadores. Afinal, muitas pessoas ainda têm dificuldade de dizer não por medo de soar grosseiro ou achar que sempre precisa estar à disposição dos outros.

Mas lembre-se, você precisa priorizar aquilo que é importante e faz sentido para você! Abrir espaço na agenda por medo de dizer não para algum convite ou pedido de ajuda é perder tempo!

Claro, não quer dizer que precisamos ser radical, negar ajuda o tempo todo ou nunca sair da nossa rotina para prestigiar um convite, precisamos ter tato. Mas mudar seus planos tem que ser uma exceção e não um hábito!

Espero que esse texto tenha te ajudado!

Não deixe de se inscrever no meu canal do Youtube, toda semana tem vídeo novo, de me seguir no Instagram, onde também posto muitos conteúdos interessantes e consigo ter um contato mais próximo com você e de se inscrever no meu podcast Desenrolando com Nat Gaia!

Se preferir, você pode conferir esse conteúdo em formato de vídeo:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.