Você está visualizando atualmente Semana de 4 dias de trabalho – Vale a pena?

Semana de 4 dias de trabalho – Vale a pena?

Você já ouviu falar da semana de 4 dias de trabalho? Se ainda não, prepare-se para conhecer uma nova forma de trabalhar que tem ganhado espaço nas empresas pelo mundo todo!

Basicamente, a ideia é reduzir as horas de trabalho semanais de 48 para 32, ou seja, trabalhar 4 dias por semana e ter 3 dias livres para fazer o que quiser. Parece um sonho, né? Mas acredite, é possível em alguns casos!

Em 2018, decidi estruturar melhor meu modelo de trabalho, afinal, comecei a empreender para ter mais qualidade de vida e liberdade. Foi então que ouvi a Gabriela Brasil, dizer que trabalhava apenas 4 dias na semana e decidi testar essa realidade. E sério, valeu muito a pena!

Benefícios da semana de 4 dias de trabalho:

  • Mais produtividade e otimização do seu tempo: Com menos tempo disponível para trabalhar, você acaba sendo mais produtiva e otimizando o seu tempo. É como se você tivesse um prazo mais curto para entregar as tarefas e por isso, trabalha de forma mais focada e eficiente.
  • Redução do estresse: Você tem mais tempo para descansar e se dedicar a outras atividades que trazem prazer e bem-estar.
  • Tempo livre para investir em você: Com mais tempo livre, você pode investir em outros projetos pessoais, hobbies ou até mesmo viajar e conhecer novos lugares. Isso tudo acaba refletindo na sua saúde mental e no seu equilíbrio emocional.

Claro que a adoção da semana de 4 dias de trabalho depende de cada empresa e do tipo de atividade exercida, mas acredito que vale a pena experimentar e ver os resultados. Afinal, a vida é muito mais do que trabalhar sem parar, não é mesmo?

Como diz a Lei de Parkinson, o trabalho se expande de modo a preencher o tempo disponível para a sua realização. Em outras palavras, quanto mais tempo temos para concluir uma tarefa, mais podemos procrastinar para realizá-la, então por que não aproveitar melhor o seu tempo reduzindo as horas de trabalho?

Se você ainda não pensou nessa possibilidade, fica a dica!

Caso prefira, você também pode conferir mais sobre esse conteúdo nesse episódio do meu podcast, Desenrolando com Nat Gaia:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.