You are currently viewing Conheça a proporção do florescimento

Conheça a proporção do florescimento

Começar o ano bem, é o que todo mundo busca. Então, que tal conhecer a proporção do florescimento?

O que quase ninguém sabe, é que existe uma proporção de emoções que nos garante um estado de florescimento.

Florescimento é, viver uma vida com mais emoções positivas, otimismo, crescimento e resiliência, e pode ser desenvolvido através de uma proporção específica de emoções positivas, para cada emoção negativa.

Pessoas no estado de florescimento possuem a tendência a serem mais bem sucedidas na maioria das áreas de suas vidas.

Isso significa que se eu sentir emoções negativas eu não terei sucesso?

Não!

Somos seres duais, ou seja, a gente entende a luz, por haver a sombra. Da mesma forma, precisamos tanto dos sentimentos positivos, quanto dos negativos para termos uma vida equilibrada.

Quem estuda essa matéria de Florescimento, é a psicologia positiva. E o tema da psicologia positiva é o bem-estar, que o principal critério para a mensuração é o florescimento, e que o objetivo da psicologia positiva é aumentar esse florescimento.

Felicia Huppert e Timothy So, da Universidade de Cambridge, definiram e avaliaram o florescimento em cada um dos 23 países da União Europeia. A Dinamarca lidera o ranking com 33% da população florescendo. E a Rússia aparece em última lugar com apenas 6%.

E nos EUA, foi feito um estudo pela Dra. Barbara Fredrickson e Marcial Losada, em 2007, que chegou no resultado de que 20% da população americana está em estado de florescimento, 20% está definhando e 60% estão apenas sobrevivendo, sem ter uma vida com um significado maior.

Pensando em todo o impacto no nosso bem-estar que o trabalho da psicologia positiva trás, a Dra. Fredrickson, desenvolveu uma pesquisa, que você inclusive pode fazer (o site é em inglês) através deste link: Positivity Ratio para chegar na “proporção ideal” de emoções positivas para emoções negativas.

A conclusão, é de que precisamos de 3 emoções positivas para cada negativa.

Com a correria do dia-a-dia, a gente nem percebe direito nossas emoções. Mas a partir do momento em que tomamos esta consciência, passamos a ver a vida de uma forma mais leve, dizendo mais SIM para o nosso bem-estar e tomando a responsabilidade de ter uma vida de mais qualidade em nossas mãos.

Agora que você já sabe que florescer é o melhor caminho, está esperando o que para começar a praticar?

A dica que eu posso te dar, é: comece pela gratidão.

Lembrando que toda segunda-feira, eu envio para os inscritos do Desenrola, um áudio com uma dica para você desenrolar a semana. Os temas são: Psicologia Positiva, Organização e Mudança de Hábitos e Profissional e Carreira.

Além disso, me siga no Instagram, sempre dou dicas por lá!

Até mais.

Este post tem 2 comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.