You are currently viewing Clareza: o que é e por que eu ainda não tenho?

Clareza: o que é e por que eu ainda não tenho?

Um dia uma chefe me perguntou: Nathalia, onde você se vê em 5 anos? E eu CONGELEI! Naquele exato momento eu vi que eu não tinha CLAREZA da minha jornada profissional. Estava completamente no modo automático, sem nem saber dos meus próximos passos.

Não sabia responder! Me deu branco e um leve desespero. Acho que transpareci bem na minha expressão o quanto eu não fazia IDEIA de onde eu gostaria de estar em 5 anos.

Dei uma resposta beeeeem vaga, quase gaguejando, e fiquei em choque, pois nunca tinha me questionado isso.

A partir daquele momento, eu passei a me perguntar como seria meu trabalho ideal, minha vida ideal, minha rotina ideal e aos poucos fui encontrando estas respostas dentro de mim – não existe receita de bolo, e a frustração nasce quando achamos que não estamos seguindo uma “linha reta para o sucesso”.

E foi assim que eu descobri que muitas vezes podemos nos encontrar completamente sem clareza dos nossos objetivos, sonhos e futuro  – e o pior – sem nem sequer saber disso!!!

Você pode estar se perguntando: mas o que é clareza*? Como eu faço pra ter?

Clareza é ter consciência da direção na qual você está seguindo ou que você quer seguir. É saber o que fazer para dar um passo certeiro, é agir com um foco em mente, mesmo que não dê resultados de primeira (imagine se Thomas Edison tivesse desistido diante das primeiras dificuldades para dar vida às suas invenções?! Ele precisou de mais de MIL tentativas para fazer a lâmpada elétrica funcionar. Se ele não tivesse clareza do que ele queria realizar? Ele tinha desistido logo nas primeiras tentativas!).

Será que você também está vivendo no modo automático atualmente? Sem rumo, sem direção? Para te ajudar, vou deixar aqui uma lista de perguntas e peço que você #reflita:

  1. Você sente que os dias passam rápido e você está meio parado/estagnado?
  2. Você sente que sua vida tem sentido/propósito?
  3. Você vive de acordo com o seu propósito de vida?
  4. Você sabe o que gosta de fazer?
  5. Você trabalha com o que gosta?
  6. Você sabe quais são suas músicas, comidas, livros favoritos?
  7. Você busca ter uma vida social além do trabalho?
  8. Faz atividades que te promovam bem estar?
  9. Você sabe quais são seus objetivos para daqui um ano?
  10. E para daqui à 5 anos?
  11. Você sabe o que torna sua vida mais significativa?

Caso você tenha conseguido responder a maior parte destas perguntas! Parabéns, você já está um passo à frente!

Maaas, se essas perguntas te deram um certo desconforto e, assim como eu, você sentiu o HD dando pau, fique tranquilo! Este é o primeiro passo para a mudança.

A vida pode ser ainda melhor se soubermos para onde queremos verdadeiramente ir.

A falta de clareza dos objetivos está diretamente ligada com a falta de autoconhecimento e por não saber o PORQUÊ. Costumo falar que não fomos criados para pensar sobre nós. Sobre o que gostamos e o que queremos. E o exercício de nos questionar é difícil. E por isso, muitos acabam seguindo um caminho que não era o que realmente queriam.

Esforço e coragem não são suficientes sem propósito e direção. JFK

Se você quiser começar a se programar agora para ter um 2019 ainda melhor, aconselho ficar ligado aqui no site. Ao longo do mês vamos falar ainda mais sobre a importância de ter clareza sobre seus objetivos gerais de vida!

*Definição de clareza pelo dicionário:
Substantivo feminino. Característica ou estado do que é claro; em que há excesso de luz; iluminado: a clareza desse caminho. Atributo daquilo que é inteligível; fácil de ser compreendido ou entendido; compreensível: a clareza de um texto. Em que há transparência: a clareza de um vidro. Particularidade da visão que possibilita uma melhor distinção dos objetos: enxergar com clareza. Qualidade da voz que se propaga com facilidade; timbre agradável. Facilidade para compreender; percepção aguçada; entendimento: clareza de pensamento.

Este post tem 2 comentários

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.