Por mais que o nosso trabalho seja algo obrigatório, é possível encontrar satisfação e felicidade nele. Para isso, uma opção é aplicar um dos princípios do livro “O Jeito Harvard de Ser Feliz” de Shawn Achor.
O autor explica que é necessário ter uma atitude mental positiva, ou seja, enxergar o lado positivo da vida e também do nosso trabalho.
Quando constantemente reclamamos e vemos só pontos negativos na nossa atuação, associamos o trabalho a algo ruim e isso acaba nos desmotivando a entregar resultados melhores ou até mesmo alavancar a nossa carreira.
Para mudar esse cenário depreciativo, é necessário substituir a visão negativa, por uma percepção positiva. Isto é, começar a buscar valor no nosso trabalho!
Por isso, gostaria que você refletisse:
- Como o seu trabalho impacta positivamente a vida das pessoas?
- Por que a sua área de atuação é importante para a empresa?
- Quais problemas deixariam de ser resolvidos se não existisse a sua profissão?
Ter respostas para esses questionamentos é importantíssimo, visto que, o segredo para ter felicidade no trabalho é encontrar um propósito e uma missão na sua profissão!
Afinal, ao sentir-se realizada e motivada no trabalho, automaticamente, você se sentirá feliz.
Por fim, quero te desafiar a encontrar um propósito que você se sinta orgulhosa de seguir e que faça sentido para você!
Quando encontra-lo e tomar consciência sobre ele diariamente, você começará a sentir uma satisfação e realização profissional que te impulsionarão a ser melhor no que faz a cada dia e te trarão mais felicidade para a sua rotina.
E aí, topa o desafio?
Espero que essa prática atraia mais felicidade para o seu trabalho!
Se preferir, você pode conferir esse conteúdo em formato de áudio nesse episódio do meu podcast Desenrolando com Nat Gaia: