Você está visualizando atualmente Já ouviu falar na Regra 10/90?

Já ouviu falar na Regra 10/90?

Olar, hoje eu vou te explicar o que é a Regra 10/90!

Bom, como já disse no post – O Milagre da manhã -, um tempo atrás eu estava numa fase um pouco reflexiva na minha vida.

Trabalhava numa grande empresa, mas não me sentia bem. Parecia até que as coisas não estavam mais se encaixando, além disso, estava passando por momentos delicados em casa, o que é mais do que normal, afinal de contas ninguém tem uma vida perfeita.

Mesmo fazendo terapia (fiz terapia por 6 anos, graças a Deus!), tinha alguma coisa de errado. Eu estava absorvendo tudo o de ruim e acabava ficando um pouco abalada psicologicamente.

Até que um dia, eu tive o famoso – DIA DE MERDA! Que NADA parece dar certo… NADA! Saí de casa atrasada para o trabalho, perdi o ônibus, estava chovendo, o outro demorou para passar, peguei um puta trânsito, no trabalho as coisas se arrastaram e eu não via a hora de chegar em casa. Cheguei em casa exausta, mal dei atenção para meu marido, e então me toquei.

Rolou até um diálogo interno:

“Cara, meu dia foi uma merda, mas EU que deixei ele ficar assim. Poderia ter encarado as coisas de outra forma! Amanhã, meu dia vai ser excelente. Não vou deixar que fatos externos me deixem para baixo.”

Pronto, arrumei minhas coisas para o dia seguinte, e ao acordar, falei novamente para mim: Hoje o dia vai ser EXCELENTE!

E olha o que aconteceu:

A chuva continuava, e quando estava indo para o ponto de ônibus, pisei em cheio numa poça d’água – aqui você pode achar que todo meu foco no positivo foi literalmente por água abaixo, mas adianto que não foi! Peguei um ônibus lotado, com o pé molhado e fui em pé até mais da metade do caminho. Cheguei no trabalho, tinha reunião atrás de reunião, muitos e-mails para serem respondidos, relatórios para serem feitos e entregues, mas consegui desembolar tudo. No final do dia, eu respirei fundo. Tinha vencido aquele dia, e qualquer fator externo que poderia ter tirado minha positividade, não me abalou.

O que que eu fiz de diferente de um dia para o outro? De forma inconsciente eu apliquei a regra 10/90.

Que raios significam 10/90, Nat? Para de me enrolar e me conta!!!

É simples

O que acontece durante o nosso dia-a-dia é apenas 10% do todo, já os 90% equivalem à como a gente reage em relação aos 10% de acontecimentos do dia.

Pensando friamente, nós não temos muito controle sobre fatores externos que nos acontecem, mas podemos ter total controle sobre a forma com a qual a gente lida com esses fatores.

Desta forma te mostrei com meu exemplo pessoal que:

Quando meu foco estava na escassez, e nos meus desafios do dia-a-dia, meu dia não era bom. Meus 90% eram beeeem reativos e negativos.

Quando mudei meu foco, e decidi que os 10% não iriam atrapalhar a minha rotina, meus 90% me ajudaram a superar os desafios daquele dia – que poderia também ter sido um dia de merda.

Lembro até de ligar para minha mãe saindo do trabalho: “Nossa mãe, hoje o dia tinha tudo para ter sido horrível, inclusive, meu pé está molhado até agora, mas graças a Deus, deu tudo certo e consegui contornar todas as situações.”

Me senti triunfante!

Consegui aplicar na vida real uma teoria que só vim a conhecer depois.

E você? Como andam seus 90%? Como está seu foco? Na escassez ou na abundância?

Você está no controle das suas emoções, ou continua se deixando levar?

Que tal começar a aplicar a regra 10/90?

A partir do momento em que você aplica esta regra em sua vida, você começa a sentir os benefícios.

Deixo com você esta sugestão! Tente por hoje! Fale para você: Hoje o meu dia vai ser EXCELENTE e NENHUM fator externo vai mudar isso!

Não consegue ser tão otimista assim? Então não deixe de conferir o episódio Mente Otimista no meu podcast!

Prontinho!
Excelente dia, e excelente sexta!

Este post tem um comentário

  1. Romi Caldeira

    Mudanças de comportamento só depende da atividade “Eu quero” no início é estranho, mas superamos.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.