You are currently viewing Desenvolva a autoeficácia

Desenvolva a autoeficácia

Antes de tudo, o que é a autoeficácia?

É uma crença que a pessoa tem na própria capacidade de encontrar soluções e se mover para chegar nos resultados que deseja.

Essa teoria foi criada pelo psicólogo e professor da Universidade de Stanford, Albert Bandura. Ele diz que a autoeficácia afeta o modo como o indivíduo pensa, sente e age. Além disso, afirma que ela está relacionada ao mindset de crescimento.

Pessoas com o mindset de crescimento, tendem a focar no processo de aprendizado e na solução dos desafios.

Se você deseja aumentar a sua autoeficácia, siga os passos abaixo:

1° Passo: Olhe pelo retrovisor

Conheça os seus domínios, as suas qualidades e habilidades. Olhe para o seu passado e busque momentos onde essas capacidades, esses seus conhecimentos estavam aflorados e por isso conseguiu conquistar algum objetivo.

Esse exercício é ótimo para você fortalecer a sua autoeficácia e se sentir mais segura e preparada para correr atrás dos seus sonhos.

2º Passo: Modele!

Modelar é observar uma pessoa que é a sua inspiração e se espelhar nela. Quais habilidades você admira em outra pessoa que gostaria incluir na sua vida?

Modele o seu comportamento, veja o que te agrada nos demais indivíduos, inspire-se e tente trazer para você essas qualidades/ habilidades.

3º Passo: Adote a cultura do feedback

O feedback é ótimo para saber se você está indo na direção correta. Além disso, se o feedback for positivo, vai te encorajar cada vez mais a seguir em direção aos seus objetivos e, se for negativo, você pode recalcular a rota e consertar alguns pontos antes que seja tarde demais.

Ademais, se autoavaliar (com compaixão) também é importante. Seja capaz de reconhecer as suas conquistas!

4° Passo: Trabalhe as emoções positivas

Gratidão, felicidade, amor, entusiasmo, energia… são emoções positivas que você pode tentar implementar no seu dia para que você se sinta mais segura e tenha uma vida mais leve!

Teste e me conte se realmente funciona!

Espero que essas dicas te ajudem!

Não deixe de se inscrever no meu canal do Youtube, toda semana tem vídeo novo, de me seguir no Instagram, onde também posto muitos conteúdos interessantes e consigo ter um contato mais próximo com você e de se inscrever no meu podcast Desenrolando com Nat Gaia!

Se preferir, você pode conferir esse conteúdo em formato de áudio nesse episódio do meu podcast:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.