You are currently viewing Como manter o equilíbrio em meio aos desafios

Como manter o equilíbrio em meio aos desafios

Antes de falar sobre o equilíbrio em meio aos desafios, gostaria de reforçar alguns pontos:

A vida não é perfeita! Ou seja, todo mundo fica a mercê dos desafios, dos altos e baixos, dos imprevistos e imperfeições que aparecem ao longo do caminho.

O equilíbrio não é estático! Você já reparou que um malabares precisa constantemente jogar uma bolinha para o alto para não deixar as outras caírem? E caso caiam, ele pega novamente as bolinhas e volta ao movimento?

Isso significa que precisamos estar em movimento, pois a inércia não combina muito com o equilíbrio.

Considere que as bolinhas do malabares são áreas da nossa vida, é preciso entender que nem sempre vamos conseguir manter todas em nossas mãos e tudo bem. O equilíbrio em si está em saber qual você precisa dar mais atenção no momento e, após a prioridade esfriar, alternar para que as outras não sejam esquecidas.

Por isso, é necessário ter em mente o que é importante para a sua vida e o que é mais importante agora!

Exemplo:

Se para você as áreas mais importantes são as de relacionamento (família, amigos…), de saúde e de trabalho, mas no momento você quer e precisa se dedicar a sua profissão, pois surgiu a oportunidade de ser promovida, é normal que você foque mais na área profissional.

Apesar das 3 serem importantes, no momento, você tem uma prioridade. Isso não quer dizer que você precisa abandonar radicalmente as demais, mas sim dar mais atenção para uma.

É importante ser flexível e estar aberta as mudanças, pois as prioridades podem mudar e é necessário ser capaz de se adaptar a elas.

Na minha percepção pessoal, o segredo está em saber voltar ao foco após alguns tropeços e alguns desafios.

Por isso, veja o que é mais importante para você nessa fase da sua vida e acredite que em meio as desafios, algumas bolinhas podem até cair, mas o segredo é se manter em movimento e recuperá-las num melhor momento.

Espero que esse texto tenha te ajudado!

Se preferir, você pode conferir esse conteúdo em formato de áudio nesse episódio do meu podcast Desenrolando com Nat Gaia:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.