Você sabia que existem 4 fases profissionais? Não? Então venha comigo!
Quando falamos do regime de carreira no CLT (tradicional) (pode não ser totalmente aplicável para aquelas que são concursadas ou empreendedoras, pois essas seguem um ciclo próprio), podemos notar um ciclo que se renova, normalmente, a cada 2 anos.
As fases seriam:
- Integração
- Bom desempenho na função
- Referência do setor
- Transição
Vou explicar melhor com um exemplo:
Ao ingressar em uma nova empresa ou assumir um cargo diferente, é inevitável passar pelo período de integração. Nessa fase, estamos nos familiarizando com a empresa, o setor e as tarefas. Nossos conhecimentos podem estar limitados e é comum sentir uma ansiedade de não ser boa o suficiente ou de não entender o trabalho completamente.
No entanto, com o tempo, ganhamos domínio e habilidade para desempenhar nossa função de forma mais eficiente e fluída. Conforme adquirimos experiência, nos tornamos referências em nossas áreas, conhecendo a fundo o setor e tendo uma visão clara da empresa.
Muitas pessoas optam por permanecer nessa fase confortável, pois estão acostumadas e se sentem seguras. No entanto, toda profissional deve estar ciente da próxima fase, a de transição. Quando saímos da zona de conforto, começamos a enfrentar novos desafios e a pensar no próximo passo da carreira. Por isso, sempre devemos ter clareza dos nossos objetivos profissionais para o futuro.
Nesse momento, é crucial pesquisar o mercado, identificar quais competências são necessárias para alcançar um cargo melhor e, ao mesmo tempo, preparar alguém para assumir nosso lugar atual.
Pois quem é insubstituível, não é uma boa pessoa para se promover. Você tem que estar pronta para o novo passo que vai dar.
Assim, ao passar pela fase de transição e alcançar novas oportunidades, recomeçamos o as fases profissionais. A cada etapa, aprendemos e evoluímos, enfrentando desafios que nos levam ao crescimento pessoal e profissional. Essa jornada contínua de desenvolvimento é o que torna a carreira gratificante e repleta de realizações.
Gostou do texto de hoje? Escute também esse podcast falando sobre o assunto: