Você está visualizando atualmente Os 3 mitos que acabam com a produtividade

Os 3 mitos que acabam com a produtividade

Viver em uma sociedade que valoriza a produtividade pode ser desafiador. Muitas vezes, caímos em mitos que acabam com a produtividade que tanto desejamos.

Coisas que escutamos sobre ser produtivas:

  • Você está o tempo todo fazendo algo;
  • Você faz essas coisas bem;
  • Você segue seu cronograma perfeitamente.

Sabemos que a produtividade é algo muito individual e que em grande parte das vezes temos obstáculos no meio do dia que podem bagunçar nosso cronograma, fazendo com que tenhamos um sentimento de fracasso por não conseguir completar tudo que estava na agenda. Ainda mais, quando somos constantemente expostas a postagens nas redes sociais com “aquela garota” tendo a vida dos sonhos.

Porém hoje, vamos ver aqui três mitos que acabam com a produtividade:

Mito do “8 ou 80”:

Um dos mitos mais prejudiciais é acreditar que só existe uma opção: fazer tudo perfeito ou não fazer nada. Essa mentalidade nos leva a buscar a perfeição em todas as nossas tarefas, o que é irreal e impraticável.

Na realidade, a busca pela perfeição pode se tornar um obstáculo à produtividade, pois nos impede de agir e nos mantém presos no planejamento ideal. É importante lembrar que feito é melhor do que perfeito. Em vez de esperar pelo cenário perfeito, comece a agir e ajuste ao longo do caminho.

Mito da rigidez:

Acreditar que você precisa ser rígida e inflexível em relação aos seus planos é outro mito que pode minar a produtividade. A vida é imprevisível, e eventos inesperados podem surgir a qualquer momento. Se você se apegar rigidamente a um plano e não permitir alterações ou reprogramações, corre o risco de ficar frustrada e desmotivada quando as coisas não saírem como o esperado.

É importante ter flexibilidade e adaptabilidade, ajustando-se às mudanças de circunstâncias e reavaliando seus planos conforme necessário.

Mito do equilíbrio perfeito:

Muitas vezes, acreditamos que para sermos produtivas, precisamos ter todas as áreas de nossa vida em perfeito equilíbrio. No entanto, essa ideia é irrealista e pode nos sobrecarregar. O verdadeiro equilíbrio não significa que todas as áreas da vida estejam em perfeita harmonia o tempo todo, mas sim saber priorizar e intercalar as diferentes áreas conforme necessário.

Por isso, reconheça que é impossível estar em todos os lugares e fazer tudo ao mesmo tempo. Aprenda a se planejar de forma realista e defina prioridades para que você possa dedicar tempo e energia às áreas que são mais importantes para você em determinados momentos.

Se quiser saber mais dicas sobre produtividade me siga nas redes sociais e se quiser escutar sobre o assunto discutido hoje, veja meu vídeo no YouTube:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.