Você está visualizando atualmente 5 Comportamentos de quem é destaque na carreira

5 Comportamentos de quem é destaque na carreira

Será que você tem alguns desses 5 comportamentos?

Tem um teste que faço com as pessoas que querem desenvolver a carreira. E a primeira vez que vi este teste, ele ME incomodou um pouco. Porque vi que uns anos atrás eu estava completamente desalinhada com o meu próprio desenvolvimento, apesar de sempre ter sido uma pessoa estudiosa, falar inglês fluente e ter duas graduações.

Eu realmente acreditava, que bastasse minhas formações que eu já estava com tudo pronto para decolar.  E porque eu não sentia que eu decolava? Hoje eu vejo que por mais que eu desse o meu melhor em tudo o que eu fazia, independente do cargo, eu precisava olhar mais para alguns comportamentos que eu precisava desenvolver.

Confesso, que demorei um pouco para compreender, e hoje, sendo autônoma, construindo minha empresa e meu nome no mercado, eu fico mil vezes mais atenta à todos esses pontos!

Então vamos lá! Vou te apresentar 5 Comportamentos de quem é destaque na carreira.

1º Comportamento: Se manter atualizada com as novidades e avanços da profissão.

Por uns anos, eu trabalhei com inovação e novas tecnologias para atendimento ao público. E ficava impressionada de como  a minha gestora ficava antenadíssima em tudo o que o mercado fazia. E eu normalmente passava vergonha, porque eu simplesmente “não tinha tempo” para ver esse tipo de coisa, afinal, trabalhava muito e chegava em casa sem energia para buscar me manter atualizada…. Percebe o meu discurso? Como que alguém que diz que quer desenvolver a carreira, dá uma desculpite de não ter tempo? Hoje eu vejo como eu estava sem rumo e sem perspectiva.

Para você desenvolver este primeiro comportamento, eu te dou um dica: cadastre as palavras chave de sua profissão no Google Alerts (clique aqui ) Desta forma, as notícias sobre seu mercado chegam até você por e-mail. Fica mais fácil de ficar por dentro de tudo.

2º Comportamento: Dominar sua área e estar preparada para dar palestras ou treinamentos sobre atividades específicas de sua atuação.

Esse comportamento aqui realmente é só para quem está afim de progredir na carreira. Você dominar tanto um assunto a ponto de palestrar e dar treinamentos, pode te fazer se tornar referência entre os seus.

E é tão legal quando você percebe que além de trabalhar o domínio de algum tema, você é capaz de desenvolver vários outros aspectos diferenciais. Algumas soft skills (habilidades subjetivas), como oratória, boa fluência verbal, pensamento criativo, dinamismo, disciplina e por aí vai!

Hoje, você trabalha este seu potencial? O que acha de começar?

3º Comportamento: Participar de cursos, palestras, seminários e outros eventos, para se manter atualizada.

Nos últimos 2 anos o que mais fiz foi participar de cursos, palestras, eventos, e sempre me sinto com a energia renovada. Além de reciclar as ideias, é uma excelente oportunidade de desenvolver uma rede de contatos interessante.

Claro que quando eu estava na faculdade, eu tinha muito mais acesso aos eventos, e hoje se  eu não buscar eu simplesmente fico no meu canto, fazendo o meu trabalho, sem me preocupar com isso, afinal, eu trabalho muito. Só que diferente de uns anos atrás, eu entendo a importância que estes investimentos têm para minha carreira.

Te convido a refletir. Você investe em você e por você como profissional?

4º Comportamento: Acompanhar as novidades da profissão, no mercado em que atua e no mercado global.

Ficar atenta ao que tem acontecido é beeem importante. Faz com que você desenvolva uma visão crítica e estratégica sobre o que você pode fazer/sugerir em sua empresa.

Quando eu vejo por exemplo como a gamificação ajuda no aprendizado, eu já logo fico de olho em como eu posso aplicar nas minhas sessões. Mas se eu não estivesse acompanhando as tendências, eu talvez nunca ouviria falar nesse segmento.

Ficar de olho no mercado te faz enxergar longe!

5º Comportamento: Ter fluência em pelo menos um idioma estrangeiro.

Veja esta matéria que fala: Quem fala inglês ganha salário até 70% maior 

Ainda de acordo com a matéria, estamos caminhando para um futuro onde ter um segundo idioma não vai mais ser diferencial, vai ser competência básica. Existem várias formas de se estudar idioma e nem sempre de forma paga. Hoje temos milhares de conteúdos gratuitos no youtube, o duolingo, sites especializados, enfim… O que vejo que falta muito mais disciplina para quem sente que precisa aprender o idioma do que tempo ou dinheiro.

E aí? Por qual desses 5 Comportamentos de quem é destaque na carreira você vai começar a trabalhar em você?

Quer receber todas as segundas, dicas de coaching GRATUITAS no seu telegram? Se inscreva no Desenrola

Ainda não me segue no Instagram? Então corre!!!! Lá eu sempre posto dicas práticas para você ter uma vida mais organizada, positiva e equilibrada! 

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.