You are currently viewing Vida equilibrada

Vida equilibrada

Antes de definir o que é uma vida equilibrada, gostaria de alinhar algumas expectativas:

1° A vida não é linear
Como a vida não se desenrola em uma linha reta, não tem como ser perfeita! Sempre haverá altos e baixos, momentos bons e ruins, picos de energia e baixa energia, imprevistos e mudança de planos.

2° Não tem como fazer tudo ao mesmo tempo
Engana-se quem acha que ter uma vida equilibrada é ter uma vida perfeita, onde você consegue executar tudo que se propõe. Pelo contrário, para ter uma vida equilibrada é preciso saber priorizar!

Para mim, vida equilibrada é conseguirmos focar nosso tempo e nossos esforços para aquilo que é importante para a nossa vida. É viver uma vida gostosa, com propósito e equilíbrio.

Vale ressaltar que, essa é a minha visão de vida equilibrada, mas cada pessoa pode ter sua, afinal, propósito muda de pessoa para pessoa assim como as listas de prioridades.

Por exemplo, na minha vida equilibrada, eu preciso ter tempo para minha família, para o meu trabalho, para minha saúde, para a minha espiritualidade e para os meus hobbies. Se eu não priorizo essas áreas da minha vida, sinto que perco o equilíbrio e me afasto do que faz sentido para mim.

As 12 áreas da vida:

  1. Saúde e disposição (Pessoal)
  2. Desenvolvimento intelectual (Pessoal)
  3. Equilíbrio emocional (Pessoal)
  4. Realização e propósito (Profissional)
  5. Recursos financeiros (Profissional)
  6. Contribuição social (Profissional)
  7. Família (Relacionamentos)
  8. Desenvolvimento amoroso (Relacionamentos)
  9. Vida social (Relacionamentos
  10. Criatividade, hobbies e diversão (Qualidade de Vida)
  11. Plenitude e felicidade (Qualidade de Vida)
  12. Espiritualidade (Qualidade de Vida)

Como se pode ver, na nossa vida temos 12 campos que precisamos cuidar, agora cabe a você decidir quais desses você vai priorizar para conquistar a sua vida equilibrada!

Por isso, o desafio de hoje é: Liste pelo menos 3 coisas que você faz por você ao longo da semana que te conectam com o que é importante para você e 3 coisas que hoje você faz, mas que não são essenciais e podem te fazer perder o seu precioso tempo.

Espero que esse texto tenha te ajudado!

Por fim, não deixe de se inscrever no meu canal do Youtube, toda semana tem vídeo novo, de me seguir no Instagram, onde também posto muitos conteúdos interessantes e consigo ter um contato mais próximo com você e de se inscrever no meu podcast Desenrolando com Nat Gaia!

Se preferir, você pode conferir esse conteúdo em formato de áudio nesse episódio do meu podcast:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.