Quem nunca precisou superar alguns desafios na vida? Acredito que todos, né? Se você está precisando superar alguma dificuldade, esse texto é para você!
“Há mais pessoas que desistem, do que pessoas que fracassam”
Henry Ford
Ano passado eu fiz uma postagem sobre o livro Mindset da Carol Dweck – confira ele aqui, nele eu perguntava: será que o esforço é o segredo para o sucesso?
E sim, cada vez mais eu vejo que a Dra. Dweck está certíssima em sua pesquisa. Vejo na prática com minhas clientes e alunos.
Quando nos deparamos com desafios, podemos agir de duas formas! Baseados no mindset fixo ou no mindset de crescimento.
Apenas para relembrar:
Mindset fixo: Pessoas com este mindset criam a necessidade constante de provar a si mesmo o seu valor. Normalmente fogem de situações desafiadoras e tem medo de falhar. A pessoa com esta configuração mental acredita que sua inteligência e suas capacidades são imutáveis.
Mindset de crescimento: Pessoas que cultivam esta configuração mental, acreditam que são capazes de desenvolver novas aptidões por meio de seus próprios esforços. Adoram um desafio e enxergam as falhas e os erros como oportunidades de aprendizado e desenvolvimento.
Se você tem medo de desafios que te tiram da zona de conforto, ou medo de falhar, de ser um fracasso, de não ser reconhecida por seus talentos, e por isso, você acaba procrastinando, você pode ter o mindset fixo.
Se você adora um desafio, entende as falhas e erros como forma de aprendizado, e costuma ser persistente para alcançar seus objetivos, você pode ter o mindset de crescimento.
O ser humano é falível… ou seja, VAMOS falhar, errar, cair…
Mas isso não é muito aceito por quem tem o mindset fixo.
E isso pode te prejudicar no trabalho!
Já ouvi pessoas me contando que deixam de fazer coisas por não saberem – ao invés de procurar aprender e apenas não fazem o que é preciso.
Ou quando recebem um feedback negativo, ao invés de buscarem melhorar nos pontos levantados, acabam levando para o pessoal, ficam emburrados, pegam “ranço” e não se permitem crescer.
E não se assuste, podemos ter uma mistura de mindsets, em algumas situações podemos ir mais para o fixo ou para o crescimento, mas de forma geral, a gente acaba tendendo para um lado. Por isso é interessante se perguntar em qual lado você passa mais tempo, tendo o mindset fixo ou o de crescimento!
Se você já passou por alguma situação similar, se liga nessas dicas, porque elas podem te ajudar a desenvolver o mindset de crescimento! Afinal de contas, ninguém nasce perfeito e podemos sim aprender novas habilidades, a neurociência já comprovou isso, inclusive!
E vamos trabalhar esse mindset!!!
- Conheça mais sobre o Programa Dona do tempo, um processo individual, voltado para seus objetivos e desenvolvimento.
- Inscreva-se no Desenrola e receba dicas de coaching gratuitas no seu telegram.
- E quer desenrolar sua vida em 3 meses? O Desenrola Express pode te ajudar! Este é um curso de desenvolvimento humano voltado para alta performance na vida.