Se há uma verdade incontestável, é que todo hábito, por menor que seja, carrega consigo um poder transformador. A implementação de um novo hábito não é apenas uma escolha; é uma reconfiguração de toda a vida. Hábitos podem moldar sua identidade.
Rompendo com a Inércia: A Importância dos Pequenos Hábitos
Um hábito é aquilo que fazemos de forma inconsciente. Porém, a construção de um hábito é um processo que, inicialmente, demanda energia consciente até se tornar uma ação automática. Muitas pessoas desejam mudanças drásticas de um extremo a outro, do 8 ao 80, ignorando que para atingir o ponto 80, é preciso dar 72 passos antes.
E no meio dessa trajetória, temos que abrir mão de certos costumes que tínhamos para alcançar o objetivo. Diminuir o tempo nas telas, usar o tempo de mexer em uma rede social para colocar quinze minutos de leitura ou de um vídeo de alongamento no YouTube.
Às vezes, a resistência em implementar um hábito revela que talvez aquela ação ainda não seja tão crucial quanto se pensa.
E caso esse seja seu caso, tente estabelecer micro metas, assim ao invés de ler 3 capítulos de um livro, diminua para ler apenas 1 ou até mesmo cinco páginas, o que você achar melhor.
Sair da inércia não é uma tarefa fácil, por isso qualquer esforço já é um passo positivo. Pequenos hábitos inspiram confiança, tornando possível expandir para práticas mais significativas.
Uma dica valiosa para facilitar sua vida: mantenha o que for necessário para manter seu hábito em vista, deixe o livro do lado da cama, coloque a garrafinha de água do seu lado, separe sua roupa de exercícios em um lugar visível. O que é visto é lembrado!
Se interessou pelo assunto? Escute este episódio do meu podcast para obter mais insights e dicas sobre produtividade, comece hoje mesmo: