Muitas pessoas só de escutar a palavra “planejamento” já fogem do assunto por achar que é algo super complexo e que é perda de tempo.
Porém, eu estou aqui para dizer o contrário. Na verdade, o planejamento BEM FEITO nos faz ganhar tempo!
O planejamento bem feito é aquele que se adapta a sua realidade, é viável e flexível. (É importantíssimo que ele seja flexível, pois imprevistos acontecem e a nossa vida não é linear!)
Quando nos planejamos, sabemos exatamente o que fazer, qual vai ser o nosso próximo passo, ou seja, temos mais clareza e até mais segurança na hora de partir para a ação.
Cabe destacar que há vários tipos de planejamentos: planejamento anual, trimestral, mensal, semanal, de férias… Vale testar e ver com qual você se adapta melhor.
Eu, por exemplo, amo fazer planejamento semanal. É com ele que consigo visualizar a minha semana, ver quanto tempo tenho disponível, quanto tempo vou trabalhar…
Como faço o meu planejamento semanal:
Geralmente, eu separo um dia para anotar tudo que preciso fazer ao longo de uma semana, de segunda a segunda. Eu anoto coisas pessoais e profissionais e faço a distribuição de tarefas de acordo com os prazos e as prioridades que essas tarefas possuem.
Só que eu também faço o levantamento de quanto tempo, mais ou menos, cada atividade demora para ser realizada, pois assim eu consigo enxergar se estou lotam o meu dia com muitas tarefas, se vai ser inviável concluir todas as programadas ou se estou criando um planejamento equilibrado e realista para que eu não fique sobrecarregada.
Caso eu não consiga concluir com êxito o meu planejamento semanal, busco encontrar o que deu errado. Será que eu estipulei o tempo corretamente? Eu procrastinei? Aconteceram muitos imprevistos? Priorizei outras ações?
Após essa análise, eu não fico sofrendo, pelo contrário, já realoco as atividades pendentes para a próxima semana e evito cometer o mesmo erro.
Agora, se o realizado está sendo muito abaixo do planejado é necessário revisar os possíveis erros do seu planejamento e ir se reajustando. Lembre-se de deixa tempo no seu planejamento para pausas e descansos, ignorar essas necessidades é um dos grandes erros na hora de se planejar.
Repetindo, busque se planejar de forma realista e equilibrada! O planejamento é para te ajudar, não para te limitar ou te prejudicar.
Espero que esse texto tenha te ajudado!
Não deixe de se inscrever no meu canal do Youtube, toda semana tem vídeo novo, de me seguir no Instagram, onde também posto muitos conteúdos interessantes e consigo ter um contato mais próximo com você e de se inscrever no meu podcast Desenrolando com Nat Gaia!
Se preferir, você pode conferir esse conteúdo em formato de áudio nesse episódio do meu podcast: