You are currently viewing Os 4 compromissos para mudar sua vida

Os 4 compromissos para mudar sua vida

E se eu te dissesse que há 4 compromissos que você pode fazer consigo mesma para transformar a sua vida? Você faria?

Os Quatro Compromissos é um livro escrito por Don Jose Ruiz! Essa obra aborda a Filosofia Tolteca e nos expõe 4 compromissos que podemos assumir com nós mesmas para mudarmos de vida.

Capa do livro

1º Compromisso: Seja impecável com a sua palavra.

Quem nunca disse que ia fazer alguma coisa e no final não fez? Quando isso acontece, nós estamos indo contra as nossas próprias palavras e, por consequência, passamos a não confiar em nós mesmas. Ou seja, quanto mais falamos que vamos fazer e não fazemos, menos autoconfiança temos. Agora, pelo contrário, quando dizemos que vamos fazer e fazemos, mais capazes nos sentimos para realizar as ações.

“Ser impecável com a própria palavra é empregar corretamente sua energia; e usá-la em direção da verdade e do amor por você.” (trecho do livro)

2º Compromisso: Não leve nada para o seu lado pessoal

Sim, nós temos a mania de achar que tudo é contra nós. Mas quando assumimos esse 2º compromisso paramos de achar que somos o centro do universo e nos doemos menos com o que é dito pelos demais.

“Se alguém emite uma opinião e diz “Nossa, como você engordou!”, não a leve para o lado pessoal. A verdade é que essa pessoa está lidando com os próprios sentimentos, crenças e opiniões. Ela está tentando envenená-lo e, se você leva isso para o lado pessoal, então estará aceitando esse veneno, que se torna seu.” (trecho do livro)

3º Compromisso: Não tire conclusões

Às vezes, criamos cenários no nosso imaginário muito férteis sobre algumas situações e por isso sofremos com antecedência sem necessidade. Posto isso, pode-se perceber a importância de praticar o diálogo para entender todo o cenário, antes de tirar alguma conclusão.

“Sempre é melhor fazer perguntas do que tirar conclusões, porque as conclusões nos predispõem ao sofrimento.” (trecho do livro)

4º Compromisso: Dê o melhor de si

Muitas pessoas acreditam que dar o melhor é sempre entregar 100% de energia em tudo que faz, mas na verdade, dar o seu melhor é entregar o que você consegue dentro das suas condições, ou seja, se você tiver apenas 50% de energia e entregar isso, ainda será o seu melhor.

“Sob qualquer circunstância, sempre faça o melhor possível, nem mais nem menos. Porém, tenha em mente que o seu “melhor” nunca será o mesmo de um instante para outro. Tudo está vivo e mudando o tempo todo; portanto, fazer o melhor algumas vezes pode produzir alta qualidade e outras ‘vezes não vai ser tão bom….” (trecho do livro)

Agora, quero te desafiar a firmar esses 4 compromissos com você mesma a partir de hoje! Você topa mudar de vida?

Espero que esse texto tenha te ajudado!

Quer mais dicas de livros? Confira o post: TOP 5 de livros para alimentar sua mente!

Não deixe de se inscrever no meu canal do Youtube, toda semana tem vídeo novo, de me seguir no Instagram, onde também posto muitos conteúdos interessantes e consigo ter um contato mais próximo com você e de se inscrever no meu podcast Desenrolando com Nat Gaia!

Se preferir, você pode conferir esse conteúdo em formato de vídeo:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.