Você provavelmente já ouviu inúmeras vezes sobre os benefícios da produtividade – alcançar objetivos, ter dias mais leves e sentir-se orgulhosa do que realiza. No entanto, há um lado desse caminho que raramente é discutido, o ruim. E é exatamente sobre esse lado que vamos conversar hoje.
A Pressão da Produtividade
A primeira coisa é que quando começamos a nos tornar mais produtivas e a pensar nas nossas rotinas, notamos que ser produtiva é ótimo, pois assim, atingimos mais seus objetivos, seus dias ficam mais leves e nos sentimos orgulhosas das coisas que conquistamos.
Tudo isso alimenta uma autocrítica interna imensa. Porque você passa a acreditar que só presta se for produtiva.
Entretanto, produtividade é fazer a coisa certa no momento certo e a cobrança excessiva por resultados pode prejudicar nossa saúde mental.
O Preço da Falta de Descanso
O mito de que fazer mais é igual a ser produtiva pode levar à negligência dos momentos de descanso. E o preço disso é alto, resultando em ansiedade, agitação e insônia. Identificar essa espiral é crucial. Permitir-se momentos de pausa é crucial para a saúde tanto mental quanto física.
Eu mesma, anos atrás, já passei por isso, já que eu me cobrava muito e não me permitia ter momentos de descanso. No entanto, quando comecei a notar esse meu lado, passei a me policiar e a ter um momento do meu dia para respirar, ser criativa e descansar a mente.
Lidando com a Procrastinação
Procrastinar é humano, mas como lidamos com isso faz a diferença. Quando notar que estiver procrastinando tente:
- Avalie se a tarefa precisa ser feita imediatamente ou pode ser adiada é fundamental ou;
- Dê uma caminhada ou pause brevemente para renovar a mente para uma abordagem mais eficaz.
Um extra a ser comentado é a famosa frase “eu só vou ser produtiva quando…”. Uma mentira quase tão grande quanto a “li os termos e aceito”. Essa frase apenas nos prende em um ciclo de comparação e ansiedade.
Eu trabalho usando os princípios da psicologia positiva para facilitar a vida através da produtividade. Para entender que cada coisa tem seu tempo e você tem sua realidade própria.
A chave está em reconhecer isso. Não se compare com aquela influencer incrível que faz um milhão de coisas apenas de manhã, ou aquela sua amiga que está na academia ás cinco da manhã. Você tem a própria realidade e deve criar sua rotina pensando nela.
Tome consciência de quais são as crenças limitantes e hábitos ruins que fortaleçam a ansiedade que atrapalha sua produtividade.
Quer saber mais sobre o assunto? Assista esse vídeo: