Você está visualizando atualmente O erro de ter muitos objetivos

O erro de ter muitos objetivos

Assim como eu, acredito que muitas de vocês também já cometeram o “erro” de ter muitos objetivos. Eu sei que pode parecer controverso dizer isso, mas não se preocupe, vou te explicar!

A gente vive em um mundo onde temos acesso a infinitas possibilidades e, muitas vezes, queremos abraçar todas elas de uma só vez. Afinal, somos seres multipontenciais e com diversos interesses, não é mesmo? Mas, na prática, isso pode acabar nos prejudicando mais do que ajudando.

O principal problema de ter muitos objetivos é a dispersão do nosso foco. Quando temos muitas metas, acabamos dividindo nossa energia e atenção em diversas direções, o que torna mais difícil alcançar qualquer uma delas de forma efetiva.

Além disso, ter muitos objetivos pode acabar nos deixando estressadas e ansiosas. Afinal, se tentarmos fazer tudo de uma vez, é fácil sentir que estamos sempre correndo atrás do tempo e nunca conseguimos fazer o suficiente. Isso pode levar a um sentimento de frustração

Um exemplo que aconteceu comigo foi quando comecei a empreender. Eu queria falar com diversos públicos sobre diversos assuntos, mas isso me impediu de passar uma mensagem clara sobre como o meu trabalho poderia ajudá-los. Foi só quando eu me concentrei em um nicho específico que consegui definir melhor meu propósito e, consequentemente, atrair mais clientes.

Como podemos simplificar nossas vidas e ter mais foco em um objetivo?

Aqui estão algumas dicas que podem ajudar:

  1. Identifique seus principais valores: isso lhe ajudará a orientar suas decisões e garantir que seus objetivos estejam alinhados com o que é importante para você. Quais são as coisas que mais importam para você nesse momento da sua vida?
  2. Defina objetivos SMART: ao definir seus objetivos, certifique-se de que eles sejam específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido (SMART). Isso ajudará a garantir que seus objetivos sejam claros e que você possa medir seu progresso ao longo do tempo.
  3. Priorize seus objetivos: Depois de definir seus objetivos, é importante priorizá-los. Qual é o objetivo mais importante para você no momento?
  4. Elimine distrações: Isso pode incluir coisas como desativar notificações de mídia social, limitar seu tempo na TV ou reduzir seu tempo gasto em atividades que não contribuem para seus objetivos.
  5. Aprenda a dizer não: é importante aprender a dizer não às coisas que não contribuem para seus objetivos. Isso pode incluir convites para eventos sociais, oportunidades de trabalho ou outras atividades que desviem sua atenção do objetivo mais importante.

Resumindo, se você quer ter uma vida mais produtiva e realizada, é importante escolher seus objetivos com cuidado e focar em um de cada vez.

Claro, isso não significa que você deva deixar de lado suas outras paixões e interesses. Mas é importante ter em mente que, para alcançar nossos objetivos, muitas vezes precisamos abrir mão de outras coisas temporariamente.

Espero que esse texto te faça refletir sobre o assunto e ajude a focar em um objetivo por vez.

Se preferir, você pode conferir esse conteúdo em formato de áudio nesse episódio do meu podcast, Desenrolando com Nat Gaia:

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.