Quem nunca desejou ter uma mente à prova de erros? Parece loucura, né? Mas hoje eu vou te mostrar como você pode desenvolver uma mentalidade mais profissional para não cometer erros que atrasem seu dia a dia.
Eu mesma já me vi nessa situação ao lidar com uma planilha para minhas clientes. Era uma rotina constante ter que fazer os mesmos ajustes repetidas vezes.
Foi então que eu descobri uma metodologia de planejamento chamada Poka Yoke, criada por Shiego Shingo, que trabalhava na Toyota e se frustrava constantemente com os erros dos outros funcionários da empresa. E como resposta, desenvolveu essa metodologia para minimizá-los.
Logo a proposta central é criar soluções que reduzam nossos erros. Errar faz parte do processo de evolução; é um sinal de que estamos tentando, aprendendo e avançando. Se não estamos cometendo erros, significa que não estamos nos desafiando e evoluindo.
Como ter essa mentalidade te ajuda
Lembro de que, lá em 2017, eu trabalhava numa empresa que não tinha um processo bem definido e isso atrapalhava todos os funcionarios pois eles não tinham uma orientação do que fazer e de como fazer seus trabalhos de uma forma mais simples e eficiente. Isso resultava em retrabalho e frustração para todos os colaboradores.
Até que a minha chefe viu que eu conseguia entregar minha parte e cumprir as minhas metas de uma forma produtiva e pediu para que eu ensinasse para os outros como fazia. Por isso, mostrei como me organizava e como eu entendi a forma como meu trabalho funcionava e o que precisava fazer para ter aquilo pronto do jeito mais eficiente e rápido que conseguia.
Então, me diga, ao refletir sobre sua rotina de trabalho, você identifica alguma tarefa que precisa ser constantemente refeita, demandando mais esforço do que o necessário?
Devemos sempre lembra de que, ao abordarmos a mentalidade à prova de erros, não estamos sugerindo a impossibilidade de cometer equívocos, mas sim como podemos abordá-los de maneira mais inteligente e estratégica. Então entenda quais suas maiores dificuldades e desafio, autoconhecimento é essencial para te ajudar a criar processos mais eficientes e evoluir continuamente.
Gostou do que leu? Que tal escutar esse episódio do meu podcast para entender melhor sobre o assunto: