Você está visualizando atualmente Como lidar com o medo de errar

Como lidar com o medo de errar

Será que eu posso errar sendo empreendedora?

Pode parecer loucura, mas você deve errar empreendendo!

Muitas pessoas morrem de medo de errar, inclusive eu, porém é necessário!

Quando eu tinha uns 16/17 anos, entrei no meu primeiro curso de empreendedorismo e a minha maior vontade era abrir uma agência de viagens, já que a minha primeira formação acadêmica é na área de turismo. Fiz plano de negócio, corri atrás de fornecedores, me planejei toda, porém o medo de dar errado não deixou eu tirar esse projeto do papel.

Por outro lado, eu também já tive outras ideias de negócio que eu planejei, executei, validei as ideias e descobri que elas não tinham nada a ver comigo. E isso foi ótimo, porque eu fiz um MVP (mínimo produto viável), testei as ideias e antes que me causasse prejuízo, vi que não estavam compatíveis comigo.

Portanto, fique agora com essa reflexão:

Se você não está errando, você não está fazendo nada! Porque só erra quem está fazendo alguma coisa, quem é criativo, quem aposta em ideias novas e quem executa aquilo que idealiza.

E cá para nós, todo mundo está disposto ao erro, porém ele não nos define!

Por isso devemos arriscar e até mesmo errar. Porque se não errarmos, nunca iremos descobrir se a nossa ideia faz realmente sentido para nós ou como podemos melhorar um projeto.

Inclusive, vale destacar que empreendedores de sucesso e profissionais de sucesso estão abertos ao risco de testar uma ideia seja ela super criativa e inovadora ou não.

No livro da Brené Brown, A Coragem de Ser Imperfeito, a autora fala muito sobre a dificuldade de ser criativo dentro de empresas. Uma vez que, esses ambientes empresariais, geralmente, não estão muito propícios para a inovação já que os colaboradores tem medo de errar, de dar alguma ideia e ser ridicularizado.

Então, para você ser uma profissional inovadora, criativa e executora, independente se você empreende ou não, é necessário errar, arriscar, testar suas ideias e deixar o medo de lado.

Uma coisa que eu sempre digo e que é super relevantes nessas discussões é que quanto mais rápido você errar, mais rápido você aprende com aquilo e mais rápido você ajusta a ideia.

E ai? Consegui amenizar esse seu medo de errar? Espero que sim!

Se preferir, você pode conferir esse conteúdo em formato de vídeo:

Não deixe de se inscrever no meu canal do Youtube, toda semana tem vídeo novo, e de me seguir no Instagram, onde também posto muitos conteúdos interessantes e consigo ter um contato mais
próximo com você!

Ah, também disponibilizo materiais gratuitos bem legais, confira aqui!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.