De fato, desenvolver constância é um desafio para várias pessoas. Por isso muitas começam, mas desistem dos processos antes mesmo de realizar os objetivos.
Seja para manter uma rotina de exercícios, estudar regularmente ou trabalhar em um projeto pessoal, é fácil perder o foco e jogar tudo para o ar. Por isso, decidi compartilhar algumas dicas que podem te ajudara manter a constância:
1º Comece devagar!
Por exemplo, se o seu objetivo é criar o hábito de malhar para ganhar massa muscular, não adianta querer de início, colocar o compromisso de malhar 2h, 5x na semana.
O ideal, é começar pequeno e ir aumentando gradualmente a dificuldade. Invés de se propor a malhar 2h, 5x na semana, que tal começar com 2 ou 3 dias de exercícios durante 30 minutos?
Quando as metas são muito ambiciosas, as chances de você se sentir desencorajada e desistir no meio do caminho é muito grande.
Por isso, defina metas realistas e alcançáveis!
2º Encontre uma fonte de motivação interna
- Por que você quer tanto esse objetivo?
- Você está disposta a abrir mão de algumas coisas por esse objetivo?
Se as respostas para essas perguntas não forem fortes o suficiente para te impulsionar a ir atrás da realização, provavelmente, essas dicas não te ajudarão muito… O ideal é que o seu objetivo seja algo que realmente importe para você e que a mantenha motivada a seguir em frente.
3º Crie um sistema de recompensa
Recompensar-se por alcançar metas ou cumprir tarefas pode te ajudar a manter motivada e a desenvolver constância, pois seu cérebro começará a associa aquela atividade a algo positivo e prazeroso.
Ademais, as recompensas não precisam ser grandes, podem ser algo simples, como assistir a um episódio da sua série favorita, comprar um item pequeno, comer um docinho ou simplesmente tirar um tempo para relaxar.
Lembre-se: a constância não é perfeita e cerque-se de pessoas que te apoiam!
Boa sorte! Espero que você saia do clube das que começam, mas nunca terminam!
Quer saber mais como incluir ou modificar hábitos na sua vida? Clique aqui!
Se preferir, você pode conferir mais sobre esse tema nesse episódio do meu podcast Desenrolando com Nat Gaia: