Quando o assunto é carreira, eu vejo muito mais exemplos de pessoas vivendo no automático, do que pessoas que seguem um plano de carreira.
É interessante ter um planejamento de carreira, para potencializar sua evolução profissional.
Você sai do papel de vítima das circunstâncias, e da vaga que abriu, mas que não tem nada a ver com o que você deseja para sua vida, para direcionar seus esforços para a direção que faz mais sentido para você, no papel de protagonista de sua vida.
Já comentei aqui neste post que fala sobre clareza, que já passei por um momento onde eu não fazia IDEIA do que queria para minha vida profissional, e isso me incomodou muito!
Me incomodou perceber que eu estava sem sonhos, sem objetivos, sem motivação, e estava vivendo um dia de cada vez.
Apesar de ter conseguido uma promoção no meu trabalho para ganhar praticamente o dobro do que ganhava antes, eu não conseguia ver meus próximos passos.
Tinha entrado no automático, e isso refletia em todas as áreas da minha vida.
Foi então que comecei a pensar no que fazia sentido para mim, como eu gostaria de estar em um futuro próximo, qual seria minha rotina ideal, e aí eu fui tendo uma visão mais estratégica.
A partir destas reflexões, fui entendendo melhor o que queria para mim.
Fazer um plano de carreira, te ajuda a ter essa visão de futuro, diminui sua angústia de não saber seus próximos passos e ainda, direciona melhor suas ações, para que você tenha os resultados conforme você deseja.
É simples, porém, não é fácil!
E se você não se dedicar hoje para refletir à respeito de sua carreira, daqui uns anos, você com certeza irá ter desejado ter feito isso antes.
Alguns dos problemas que você pode enfrentar por não ter se planejado, é ficar com aquela sensação de que está estagnada, sem perspectivas de futuro, sem reconhecimento financeiro e sem motivação de fazer diferente.
Então vamos lá! Para ajudar um pouquinho, pegue um papel e caneta e comece seu plano de carreira respondendo 3 perguntas simples!
Planejamento Profissional de curto/médio prazo:
- Quais são seus objetivos profissionais para 6 meses, 2 e 4 anos?
- O que você precisa fazer para alcançar estes objetivos?
- E o prazo para realizar cada um deles? Pode colocar dia, mês e ano!
Preencha o quadro com suas respostas!
Ele é só o começo, só um guia!
Mas quando você souber responder essas perguntas, certamente estará um passo à frente do que muita gente!
E além de ajudar a desenvolver sua vida profissional, é preciso ter também aquele equilíbrio com sua vida pessoal!
Você sabia?
72% das pessoas estão insatisfeitas com o trabalho. fonte: Isma Brasil
Pessoas insatisfeitas com sua vida pessoal tendem a apresentar maior propensão a não encontrarem satisfação no trabalho.
Essa afirmativa chama atenção, ainda mais por termos uma vida com diversas áreas e todas interligadas.
Por exemplo, se não estamos bem de saúde, nosso trabalho é afetado, se estamos mal no trabalho, nossos relacionamentos podem ser afetados e por aí vai.
Então, além de pensarmos no nosso plano de carreira, é bom também nos cuidarmos!
Então, queria deixar umas dicas extras para você aplicar no seu dia-a-dia, que podem te ajudar em todas as áreas da sua vida.
#1 Dica – Controle seu tempo (na verdade, eu prefiro dizer, controle suas prioridades).
Faça uma lista de tarefas (da vida e do trabalho), se programe para fazê-las, veja se tem alguma que pode ser eliminada ou delegada, e tenha uma visão mais clara de como será sua semana.
Tirando as tarefas da cabeça e passando para o papel, você terá mais tranquilidade mental.
#2 Dica – Deixe o trabalho no trabalho.
Quando você estiver com as pessoas que você ama, procure dar atenção de qualidade a elas. Pode ser difícil hoje em dia não levar o trabalho para casa, mas as pessoas que estão com você merecem tanta atenção quanto seu trabalho, então, dê atenção.
#3 Dica – Cuide-se
Precisa cuidar da sua máquina – alimentação, exercícios físicos, sono de qualidade, tenha tempo para cuidar da sua mente, e faça coisas que te agradem.
De que adianta você se dedicar 100% ao trabalho e infartar aos 40?
Pense, qual é a probabilidade de um diretor de uma grande empresa, que sempre trabalhou mais do que seu limite físico, estar em um leito de hospital convalescendo e dizer que se arrepende de não ter trabalhado mais?
O mais provável é que ele se arrependa de ter trabalhado demais! rs…
Veja este vídeo inspirador aqui.
Equilíbrio é fundamental.
Resumindo: Faça um plano de carreira, planeje seus próximos passos e desenvolva uma visão de futuro, mas sem nunca esquecer de você e das pessoas que você ama!
Receba todas as segundas, dicas de coaching GRATUITAS no seu telegram! Inscreva-se agora no Desenrola, clicando aqui.
Me siga no Instagram!!!! Lá eu sempre posto dicas práticas para você ter uma vida mais organizada, positiva e equilibrada!@natgaia