Você já ouviu falar que são necessárias quase 10 mil horas de prática para se tornar um especialista em algum assunto? Essa é uma ideia popularizada pelo livro “Fora de Série”, de Malcolm Gladwell.
O autor cita o neurologista Daniel Levitin que foi quem chegou, após vários estudos, a essa média de 10 mil horas de prática necessárias para se tornar um expert em qualquer área. O que equivale a cerca de 3 horas por dia ou 20 vezes por semana durante 10 anos.
No livro, Gladwell cita também exemplos de pessoas famosas que alcançaram o sucesso depois de se dedicarem cerca de 10 mil horas de prática em suas áreas, como os Beatles, Bill Gates e Mozart.
Apesar de não ser uma regra, a ideia de que a prática leva à perfeição é bastante real e comprovada pela ciência.
Além disso, Malcolm afirma que o sucesso é a junção entre o talento e a preparação. Ou seja, de nada adianta ter um talento se você não põe a mão na massa.
Até porque, é justamente a prática (preparação) que permite desenvolver habilidades, aprimorar técnicas e identificar pontos fortes e fracos.
Porém, infelizmente, muitas pessoas se limitam a adquirir conhecimento teórico sem aplicá-lo na prática e ficam presas na zona de conforto, com medo de errar, de fracassar, ou de se expor.
Alguns benefícios da prática:
- Aumenta a confiança: Com a prática, você se torna mais confiante em suas habilidades e capacidades, o que pode ajudá-la a superar medos e inseguranças.
- Melhora a habilidade: A prática constante ajuda a melhorar suas habilidades e aprimorar seu desempenho, tornando-a mais eficiente naquilo que realiza.
- Reduz os erros: Com a prática, você consegue identificar e corrigir erros, o que leva a uma redução de falhas e aumenta a qualidade do seu trabalho.
- Torna o aprendizado mais eficaz: A prática é uma parte importante do processo de aprendizado, ajudando a consolidar conceitos e habilidades na memória de longo prazo.
Cabe ressaltar que é comum encontrar pessoas que são viciadas em adquirir conhecimento teórico, fazem diversos cursos e estão sempre por dentro das novidades em sua área de atuação, mas que não se dedicam tanto à aplicação. Esse é um erro comum, que pode limitar o potencial de crescimento de qualquer indivíduo.
O equilíbrio entre teoria e mão na massa é fundamental para alcançar o sucesso em qualquer área.
Por fim, é importante destacar que o sucesso não é uma garantia. Existem muitos fatores que influenciam no sucesso, como oportunidades, sorte, networking e outros. Mas uma coisa é certa: a prática é fundamental para se destacar em qualquer área e ter mais chances de alcançar o sucesso.
Espero que esse texto te faça refletir sobre o assunto e te incentive a partir para a pratica!
Se preferir, você pode conferir esse conteúdo em formato de áudio nesse episódio do meu podcast: