Você já teve momentos de muita produtividade e de repente uma baixa de energia te atingiu?
Eu tenho certeza que isso já aconteceu com você porque também já aconteceu comigo.
E hoje eu estou aqui para te contar que esses altos e baixos são normais!
Para quem não sabe, eu sou mineira natural de Belo Horizonte, Minas Gerais, e boa parte do ano ficava ensolarado e com o céu azul. Porém, em 2017 me mudei para Curitiba e o clima da cidade teve um grande impacto sobre mim. Eram muitos dias cinza, muitos dias de chuva e por conta do tempo ruim a minha energia foi diminuindo ao ponto de viver cansada e sem ânimo para sair de casa.
A partir dessa situação me vi na necessidade de desenvolver estratégias para não me render toda vez a essa baixa energia.
Agora vou te contar as minhas táticas e espero que elas também possam te ajudar!
1º Entender que a vida não é linear e tudo bem!
Assim como a nossa vida, a nossa energia também não é linear! Ao longo das horas ela vai oscilando entre alta e baixa e está tudo bem! É importante ter isso em mente para você não ficar se autocobrando sempre rigidamente.
Nesse dias que a energia estiver baixa, é muito provável que você fique um pouco limitada e não consiga fazer tudo que precisa ser feito.
2º Dar um passo de cada vez
Para mim, essa é a melhor fórmula e ela funciona basicamente assim:
Eu tenho o hábito de fazer atividade física 6 vezes por semana, porém nos dias de baixa energia em que eu não fico com a mesma disposição de um dia normal, eu procuro me exercitar pelo menos 3 vezes na semana. Acredito que é mais importante fazer, mesmo que seja numa frequência menor, do que jogar tudo para o ar e não partir para a ação nenhum dia ou se obrigar a ir a qualquer custo até quando o meu corpo está pedindo trégua.
Para você dar um passo de cada vez nesses dias de baixa é necessário que você crie um micro hábito. Por exemplo: ao invés de ir para academia e ficar malhando por 1h, você pode fazer alongamento em casa com o auxilio de aulas do Youtube.
O micro hábito é um substituto para o seu hábito tradicional, porém com uma exigência de esforço menor e uma menor duração de tempo.
3º Buscar recompensas
As recompensas servem como uma forma de nos motivar a realizar as ações.
Definir recompensas pode ser muito relativo, tem gente que acredita que o prazer de executar uma ação já é uma recompensa, outros acham que precisa ser algo além da atividade, como um docinho pós almoço, uma horinha para assistir sua série favorita, se dar a liberdade de comprar algo que queria há muito tempo…
Cabe a você estabelecer uma recompensa que vai te motivar nesses dias de baixa energia.
4º Acompanhar o progresso
Eu tenho um mapa de hábitos que permite que você acompanhe a frequência dos seus hábitos dia a dia.
Ao enxergar quantos dias consecutivos você conseguiu ler um livro, estudar, fazer uma atividade física ou qualquer outra coisa, você se motiva a continuar e melhorar seu hábitos e, consequentemente, ganha mais ânimo para partir para ação.
Eu, mesmo quando eu faço uma versão reduzida do meu hábito, marco no meu mapa que conclui a ação, pois não é porque é um micro hábito que não vale.
Clique aqui para baixar o mapa de hábitos!
Atenção! Caso a baixa energia e o desânimo persista por longo tempo, te cause ansiedade ou te faça procrastinar mais do que o normal, procure ajuda de um profissional!
Espero que esse texto tenha te ajudado!
Se preferir, você pode conferir esse conteúdo em formato de vídeo:
Não deixe de se inscrever no meu canal do Youtube, toda semana tem vídeo novo, e de me seguir no Instagram, onde também posto muitos conteúdos interessantes e consigo ter um contato mais próximo com você!