Não comece a empreender antes de ler esse conteúdo!
Você já quis começar um negócio para ganhar mais dinheiro e ter flexibilidade de horário? Se sim, saiba que…
1. Empreender é solucionar problemas!
O que você ama estudar? Quais problemas você ama resolver?
A resposta para essas perguntas precisa ser o seu motivador inicial! Não basta apenas querer ganhar dinheiro ou ter mais flexibilidade, no empreendedorismo você precisa amar o que faz. Pois, se você começa o seu negócio apenas pensando nos benefícios, você não vai ter a visão de servir o seu cliente.
Aliás, empreender é isso, é estar para servir o seu cliente e não ao contrário.
2. Você vai precisar se dedicar muito mais tempo se quiser empreender
Sim, você vai precisar dedicar muito mais tempo do que quando você estava trabalhando de CLT, principalmente, se você começar a empreender sozinha, sem uma rede de apoio.
Não se iluda! Muitas vezes você vai precisar fazer o que você não gosta e ainda estar no controle de várias áreas da sua empresa caso comece sem ajudantes. Agora, se você começar o seu negócio com uma equipe, vai conseguir distribuir melhor as atividades.
3. Você vai ficar apaixonada e até obcecada por aquilo que você faz
Eu, por exemplo, durmo e acordo pensando no meu trabalho, mas não de uma forma ruim. Muitas vezes a minha cabeça fica buscando soluções para problemas, lembrando das minhas clientes, como eu impactei positivamente a vida delas…
Se o seu empreendimento estiver relacionado com aquilo que você ama fazer, é muito provável que isso também aconteça com você!
4. Ao começar a empreender você vai aprender a enfrentar os seus desafios
Ah essa aqui separa as meninas das mulheres hahaha
Quando eu comecei a empreender e a usar o Instagram como uma forma de divulgar o meu trabalho, eu morria de vergonha. Porém, em 2018 comecei um processo para quebrar essa barreira que me impedia de me expor por medo dos julgamentos. Hoje em dia, além do Instagram também tenho um canal no Youtube e um Podcast.
Eu busquei essa mudança não porque eu queria, mas sim porque eu vi que era essencial para o andamento do meu negócio.
É aquela famosa frase: Quando somos adultos, precisamos fazer aquilo que precisa ser feito e não só aquilo que gostaríamos.
Caso você sofra com essa ou outras barreiras lembre-se: Vergonha não paga conta e todos estão sujeitos aos julgamentos.
5. Nem Jesus agradou todo mundo
Se nem Jesus que foi/é uma figura de amor e bondade agradou a todos, quem somos nos para agradar?
Nem todo mundo vai gostar do seu conteúdo, do seu produto/serviços e do seu jeito, por isso é necessário ter em mente que muitas pessoas vão gostar do que você faz e outras não e tá tudo bem! É impossível agradar todo mundo!
Uma lição que eu aprendi com o livro A Coragem de Ser Imperfeito foi: é muita fácil estar na arquibancada julgando quem está na arena. Por isso é preciso ouvir as críticas de quem está na arena junto com você, lutando, suando, correndo atrás, ao invés de ficar dando ouvidos para quem só está assistindo e muitas vezes nem teriam a coragem de estar no seu lugar.
6. No empreendedorismo não tem espaço para o perfeccionismo
Entenda: feito é melhor do que perfeito! Não passe o tempo todo só planejando, pois no empreendedorismo é necessário partir para a ação para ter resultados.
AVISO: Se você tem vontade de começar o seu próprio negócio, mas tem medo de começar sozinha, sem nenhuma instrução, fique ligada, pois a minha mentoria Bota Sua Ideia pro Jogo está chegando!
Espero que esse texto tenha te ajudado!
Se preferir, você pode conferir esse conteúdo em formato de vídeo:
Não deixe de se inscrever no meu canal do Youtube, toda semana tem vídeo novo, e de me seguir no Instagram, onde também posto muitos conteúdos interessantes e consigo ter um contato mais próximo com você!