Networking está relacionado, de forma bem literal, com rede de trabalho. Só que na prática significa um rede de relacionamentos.
Antigamente, fazíamos networking trocando cartões de visitas com profissionais ou pessoas que de alguma forma se relacionavam com o nosso serviço ou tinham interesse no mesmo.
Porém, hoje em dia com o avanço tecnológico, as formas de fazer networking se expandiram para os meios digitais. Ou seja, atualmente é comum ver as pessoas entrarem em contato umas com as outras por meio do LinkedIN, Whatsapp, Instagram…
Mas, engana-se quem acredita que fazer networking é só adicionar novos contatos nas redes sociais. Para criar uma boa rede de relacionamentos é preciso criar conexões reais com as demais pessoas, seja através da troca de experiências, de uma boa conversa ou se colocando à disposição para ajudar o outro.
Eu, por exemplo, quando me mudei de BH para Curitiba, eu não conhecia ninguém na nova cidade, então, sempre que queria conhecer alguém, amava marcar um cafezinho com a pessoa para me conectar.
Momento reflexão!
E você? Como tem estreitado o seu relacionamento com a sua rede de contatos?
Será que você só pensa nisso quando precisa de ajuda, de um novo emprego? Ou você já faz networking de forma natural?
Cabe lembrar que o seu desenvolvimento profissional pode sim ser beneficiado pela qualidade dos seus relacionamentos! Por isso, quero te fazer pensar agora: Como você pode se movimentar nessa semana para desenvolver mais o seu networking?
Será que você consegue se propor a ajudar alguém sem segundas intenções? Será que você consegue mandar um mensagem, marcar um café ou almoço com aquela pessoa que você quer se conectar?
Se desafie a dar o primeiro passo hoje e melhore sua rede de contatos!
Espero que esse texto tenha te ajudado!
Não deixe de se inscrever no meu canal do Youtube, toda semana tem vídeo novo, de me seguir no Instagram, onde também posto muitos conteúdos interessantes e consigo ter um contato mais próximo com você e de se inscrever no meu podcast Desenrolando com Nat Gaia!
Se preferir, você pode conferir esse conteúdo em formato de áudio nesse episódio do meu podcast: