You are currently viewing Produtividade e foco: Saiba como resolver seus problemas!

Produtividade e foco: Saiba como resolver seus problemas!

Olar! Tem problemas com produtividade e foco? Leia esse post até o final. Aqui você vai descobrir quais são as maiores dificuldades e como resolver esses problemas!

Sem dúvida o foco foi a resposta mais comum quando perguntei quais são os principais problemas com a produtividade.

Antes de mais nada, quero te contar o que é produtividade e foco.

A produtividade é a capacidade de otimização na produção. Ou seja, é a proporção de quanto conseguimos produzir (trabalhar, estudar ou fazer algo) e gerar resultados relacionado à quantidade de recursos utilizados. Assim, quanto mais for realizado, utilizando menos recursos, mais produtivo se é! Exemplos de recurso: tempo, dinheiro, recursos pessoais e recursos físicos.

foco é o estado mental que nos ajuda a manter a atenção na atividade e abstrair-se das distrações. Ou seja, é a nossa capacidade de concentração.

Com o propósito de ajudar a lidar com isso, fiz essa live. Confira!

Produtividade e foco são treinadas

Ou seja, foco não é algo que você tem ou não tem e sim algo que você pratica até alcançar o nível desejado.

Os fatores que influenciam na concentração e foco:

  • Fator externo: tempo, local ou quando estamos sendo desafiados.
  • Fator interno: motivação ou capacidade de engajar na execução da atividade.

Algumas atividades são mais difíceis que outras

É provável que as atividades mais desafiadoras ou interessantes sejam mais fáceis de focar. Por outro lado, as atividades que consideramos desinteressantes, chatas ou banais não prendem tanto a atenção. Por isso, tome cuidado com o que você faz durante o home office!

O celular pode ser seu amigo ou vilão

De fato, nosso cérebro está condicionado a checar o que está acontecendo o tempo todo! É verdade que o nosso contexto dificulta o desenvolvimento do foco. Mas, podemos sim lidar com o celular de outra forma.

8 dicas para melhorar o foco nas atividades:

1. Pratique o mindfulness – ou atenção plena.

Essa forma de meditação é considerada a musculação do cérebro. Mas, você não precisa praticar a meditação tradicional para estar no estado de atenção plena! Nesse sentido, basta estar presente. Sinta e perceba o que está fazendo durante pequenos momentos. Por exemplo: perceba todos os detalhes quando for comer.

2. Entenda os ciclos de atenção

Alternamos nossa atenção em tempo de alta concentração com tempos de descanso. Então, se você está sem foco, tire um tempo para descansar! Depois que voltar do seu intervalo, se proponha a se concentrar por um tempo específico. Com o intuito de ser mais produtiva, continue nesse ciclo.

3. Pratique o autoconhecimento

É provável que você tenha ladrões do tempo. Por isso, observe se é o celular, a tv, o ambiente… Perceba o que você está considerando mais importante do que a atividade que precisa realizar. Depois, proteja-se disso!

Saiba também o que te ajuda a focar. Pode ser uma música ou um lugar, por exemplo.

4. Saiba mais sobre a cronobiologia

Entenda o funcionamento do seu corpo! O nosso relógio biológico pode ser usado para aumentar a saúde e energia. Descubra quais atitudes estão atrapalhando seu ritmo natural e lide com isso. O livro Mude seus Horários, Mude sua Vida explica como fazer isso.

5. Distribua suas tarefas de acordo com o seu pico de energia

Perceba em quais horários você tem mais facilidade de focar. Ao invés de se forçar a ser produtiva em outros horários, programe suas atividades para seus picos.

6. Estabeleça prazos para começar a terminar uma tarefa

Por mais que exista o prazo para entregar, dificilmente existe o para começar. Dessa forma, é fácil chegar no prazo final e perceber que ainda falta muita coisa. Por isso, defina quando precisa começar e terminar uma tarefa.

7. Tenha cuidado com os ladrões do tempo

Preparei um material completo sobre isso! Conheça os ladrões do tempo clicando aqui.

8. Não seja multitarefas

Muita gente se ilude achando que será mais produtiva se fizer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Isso geralmente não é verdade! Para evitar erros, atrasos e distrações, faça uma coisa de cada vez.

Bônus: repita sempre que precisar “eu não sou robô”.


Gostou das dicas? Teste essa semana mesmo. Me conta lá no Instagram @natgaia se funcionou!

Me acompanhe no YouTube também. Lá tem conteúdos exclusivos sobre empreendedorismo com leveza, foco e produtividade.

produtividade e foco

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.