Você já teve aqueles dias que a produtividade e criatividade não estavam andando juntas? É sobre isso que vamos conversar sobre hoje.
Produtividade vs. Criatividade
Primeiro, quero pontuar que não teremos aqui uma solução mas sim o inicio de uma discussão.
Como profissional da área de produtividade, já ouvi muitas vezes que o planejamento tolhe a criatividade, que a engessa. Minha experiência, no entanto, conta uma história diferente.
Produzo uma quantidade significativa de conteúdo, e para manter a chama da criatividade acesa, preciso, antes de tudo, de um espaço para ser criativa. Mas afinal, o que é esse espaço? Criatividade, em minha perspectiva, é a junção de diversos assuntos absorvidos, provenientes de séries, filmes, livros, entre outros. E é aqui que o planejamento entra como guia para direcionar meus esforços.
Repertório e Planejamento: Aliados da Criatividade
A criatividade floresce quando temos repertório. O planejamento, nesse contexto, serve como um direcionamento valioso para meu esforço criativo.
Ter um repertório significa ter fontes diversas para buscar inspiração quando necessário.
Meu blog, com mais de 200 posts, é um exemplo prático dessa ideia. A produtividade e a gestão do tempo me possibilitam manter esse repertório acessível, agendando os dias de publicação e mantendo uma lista de temas.
Apesar de muitos discordarem, acredito que ser produtiva e criativa é totalmente possível. Em minha vivência, comprovei que ambos podem coexistir harmoniosamente. Por que acreditar que sua produtividade vai sofrer se reservar um dia para ser criativo?
Num momento de bloqueio criativo, buscamos nossas referências. Com o que compartilhei, faz sentido para você? Afinal, como disse Renato Russo, “disciplina é liberdade”.
Segue a dica desse livro muito legal que abriu minha cabeça para criatividade: Hábitos Atômicos – James Clear.
E esse pode te ajudar a ser desenvolver sua criatividade: Roube Como Um Artista – Austin Kleon.
Gostou do foi discutido hoje? Então venha escutar esse episódio do meu podcast: