Funcionamento otimizado é a habilidade de funcionar bem no dia a dia. Em outras palavras, é dar conta do recado de todos os papeis que temos na nossa vida sem nos esquecermos de nós mesmas. Além disso, sem perder a qualidade de performance também.
Esse conceito parece estar longe da sua realidade?
Então, tome cuidado! Você pode estar super funcionando ou sub funcionando!
Normalmente, uma pessoa que super funciona, age como uma pessoa centralizadora, controladora e, muitas vezes, ela faz pelos os outros o que ela não faz nem por ela mesma, tirando assim o direito e a responsabilidade do outro de criar autonomia ou aprender uma coisa nova.
Ademais, acham que é normal dar conta de tudo e não percebem que assumir as responsabilidades dos outros é prejudicial para todo mundo.
Já a pessoa que sub funciona é o contrário. Ela tem dificuldade de assumir prazos, solucionar problemas e tomar decisões.
Essas duas pessoas geralmente se relacionam (relacionamento amoroso, familiar ou profissional) criando uma dinâmica disfuncional.
Por exemplo: Aqui em casa temos divisão de tarefas. Caso o meu marido não faça as obrigações dele, eu não farei por ele, pois a responsabilidade é dele.
A pessoa que super funciona, diante desse cenário, não conseguiria ter a mesma atitude que eu, por achar que se ela fizer, ninguém vai fazer.
Já os indivíduos que sub funcionam, muitas vezes, nem percebem que tem algo de errado por já serem acostumados a sempre ter alguém que faça as coisas por eles.
Portanto, o melhor dos mundos é ter um funcionamento otimizado, entender que cada um tem uma responsabilidade, seja no âmbito familiar ou profissional! Afinal, se você pegar tudo pra você fazer, vai ficar sobrecarregada com responsabilidades que não são suas e não vai permitir que a pessoa subfuncional crie autonomia.
Espero que esse texto tenha te ajudado a entender mais sobre funcionamento otimizado!
Não deixe de se inscrever no meu canal do Youtube, toda semana tem vídeo novo, de me seguir no Instagram, onde também posto muitos conteúdos interessantes e consigo ter um contato mais próximo com você e de se inscrever no meu podcast Desenrolando com Nat Gaia!
Se preferir, você pode conferir esse conteúdo em formato de áudio nesse episódio do meu podcast: