Recomendo que iniciemos essa papo sobre a escolha da carreira na adolescência assistindo esse vídeo da Sabine Righetti | TEDxUSP:
Achei bem interessante este vídeo, até porque acho um pecado a gente escolher nossa profissão tão novo e achar que essa escolha tem que ser única e imutável.
Aos 17 anos eu ingressei na faculdade, aos 19 vi que minha escolha não tinha sido baseada na realidade e que aquele não era bem o caminho que eu queria, mas também não sabia qual era… talvez psicologia, ou direito. Aos 21 eu me formei naquele curso porque não tive coragem de mudar.
Aos 22 fiz uma pós-graduação.
Aos 26 eu voltei para a faculdade, me formando em aos 28.
Mas será que ainda assim foi a melhor escolha de curso?
Só sei que hoje eu sou o que sou pelas minhas escolhas – Me formei em Turismo com Gestão em Hotelaria, com pós-graduação em Planejamento e Gestão Estratégica de Eventos e por fim Administradora.
Considerando a minha história de vida, aprendi que tudo bem mudar de faculdade ou carreira. Tudo bem se sentir perdida às vezes! As nossas vida estão em constante mudanças, então porque nós não estaríamos? Pensar em carreira na adolescência é realmente complicado!
Mas não deixei que o medo do incerto te prenda a algo que você não goste! É melhor sair de uma faculdade ou deixar um emprego que te faz infeliz do que permanecer nele.
Dicas: busque se conhecer! Faça terapias com profissionais, eles vão te ajudar e te orientar nessa jornada de autoconhecimento. Caso não seja uma opção no momento, converse com amigos e familiares, pergunte sobre você, como eles te veem, o que acham que combina mais com você. Após essas conversas, anote num papel as opções e vá descartando uma por uma, ou se preferir, medite, tente se conectar consigo mesma e reflita sobre o que foi dito por eles. Se quiser, nesse processo de meditação, se imagine atuando nas possíveis áreas de trabalho desejadas!
Conte-me, como foi ou como está sendo para você esta escolha em sua vida?
Você está satisfeita com a sua escolha?
Dê uma olhadinha no meu podcast! Nesse episódio eu falei sobre mudanças!