Quem não quer construir uma carreira de sucesso?
Quando eu entrei no mercado de trabalho, com 18 anos, meu objetivo era começar a criar minha independência financeira. E em alguns meses, me tornei vendedora de uma loja de perfumes no BH Shopping.
Nessa época estava cursando Turismo, e não tinha clareza sobre qual área eu gostaria de atuar, afinal de contas, o mercado não era lá essas coisas.
E para ser muito franca, não entendia a dinâmica de se ter uma carreira, muito menos uma carreira de sucesso.
Achava que o importante era só ter um trabalho e pronto.
Passado uns anos, trabalhei em grandes empresas, no Brasil e no exterior, fiz outra faculdade e resolvi participar de processos de trainee. Quando alguém questionava se aquela empresa X oferecia um plano de carreira, o RH logo dizia que nenhuma empresa oferece um plano de carreira, porque afinal, a responsabilidade da carreira é do próprio colaborador.
Ficava um pouco confusa, porque até naquele momento eu ainda não sabia o que fazer da minha própria vida profissional. Tinha formações acadêmicas, cursos de desenvolvimento de competências variadas, e experiências e ainda assim, não tinha clareza.
Comecei a prestar mais atenção nas pessoas à minha volta. Muitos colegas se matavam de trabalhar, mas estavam naquele cargo desde mil oitocentos e bolinha e não se preocupavam em mudar, outros tinham outra postura, e conseguiam promoções interessantes.
Essas promoções, não caiam no colo delas, elas trabalhavam para conseguir alcançar o almejado cargo.
Entendi que enquanto não tivesse clareza, não haveria um plano para seguir e me desenvolver.
E além disso, percebi que as pessoas que eu admirava, possuíam 4 comportamentos/características bem definidos. E passei a trabalhar minha visão para implementar essa forma de agir no meu dia-a-dia. Via essas posturas como fatores diferenciais.
O 1º é foco em resultado.
Vejo hoje este comportamento como uma competência. Nem todos possuem, mas ela pode ser desenvolvida.
O foco em resultado te ajuda a trabalhar sua eficácia. Como você pode encontrar a melhor solução para alcançar a meta, com isso, procura ferramentas que vão te ajudar a chegar onde você quiser.
Essas ferramentas podem ser técnicas da sua área de atuação, ou mesmo o desenvolvimento de alguma competência ou conhecimento agregador.
O 2º é foco na solução.
Quem foca no problema demora muito mais para encontrar a melhor solução.
Parece óbvio, mas quando o seu foco está na coisa certa – no caso, na solução – você também se torna mais eficaz e desenvolve o foco em resultado.
Uma antiga líder me deu um feedback curioso uma vez. Ela falou assim: Nat, parece que você nem enxerga o problema, porque você atropela ele com o trator da solução.
E na minha cabeça é muito simples. Se algo está errado ou não está saindo como o planejado, eu vou sofrer??? NÃO! Eu vou solucionar!
O 3º é ir além.
Pude ver este comportamento não só em alguns colegas de trabalho aqui no Brasil, mas também como filosofia da Disney, onde trabalhei por duas vezes. Um dos valores da Disney é entregar além! E isso eu atrelo ao fator Wow! É você surpreender com seu trabalho e sua performance. Se você hoje, só faz o arroz e feijão, você provavelmente está perdendo muitas chances de surpreender seus clientes e líderes.
E você pode pensar: Aff… não sou paga para ir além…
Então eu te respondo: Tudo bem, você pensar assim, mas aceite os resultados dessa sua postura e acredite, uma carreira de sucesso não será construída dessa maneira.
O Dona do Tempo (conheça mais aqui), é um processo completo de desenvolvimento que criei, e ele foi feito para durar 12 sessões. Mas eu SEMPRE vou além! Se eu vejo na minha cliente a necessidade de trabalhar um ponto específico eu faço, SEM cobrar a mais por isso. Porque o meu objetivo é ajudá-la da melhor forma! Então eu sempre vou além!
E o 4º e último é saber se conectar com pessoas.
RELACIONAMENTO É TUDO!
Sabe aquela pessoa despachada que consegue ajuda em outros setores para resolver alguma treta? Então, ela possui este comportamento que é essencial hoje em dia.
Saber se relacionar é definitivamente um diferencial.
E foi vendo isso acontecendo na minha frente, que comecei a mudar. Antes eu era tímida, ficava mais retraída, na minha, querendo só fazer o meu trabalho. Mas quando eu fui vendo as facilidades e tudo o que eu poderia agregar para minha experiência profissional, eu resolvi melhorar o meu relacionamento com todos os meus pontos de contato dentro da empresa.
E valeu MUITO a pena!
Então, resumindo!
Além de precisarmos ter clareza para assumirmos a responsabilidade sobre nossa vida profissional, ainda temos que desenvolver e aplicar os 4 segredos para uma carreira de sucesso.
Você já aplica algum desses segredos no seu dia-a-dia?
Conhece algum outro que você queira compartilhar?
Neste mês de fevereiro o tema do blog vai ser sobre profissional e carreira, se você tiver dúvidas ou sugestões, me mande aqui nos comentários!