“Funcionamento otimizado é o comportamento e a experiência daqueles que são excelentes exemplos de realização do potencial humano.” Michael Rigdon.
JÁ OUVIU FALAR EM FUNCIONAMENTO OTIMIZADO?
De acordo com um manifesto assinado pelas principais personalidades do ramo, a psicologia positiva é o estudo científico do funcionamento humano otimizado, em vários aspectos e perspectivas.
Nada mais é do que funcionar bem.
E este funcionar bem é abrangente. Significa dar conta de todas suas atividades, atribuições, papéis (mãe, esposa, profissional, tia, filha, etc), responsabilidades e ter capacidade de cuidar bem de si mesma, sem desgaste excessivo e mantendo bons níveis de performance.
COMO VOU SABER SE TENHO FUNCIONAMENTO OTIMIZADO?
Vamos observar os extremos abaixo:
Superfuncionamento
O que é?
A pessoa que está neste estágio normalmente age além das suas responsabilidades, de modo centralizado, controlador e superprotetor.
Pontos Negativos de superfuncionar
Quando estamos nesta etapa, o nosso foco está no outro e não em nós. Acabamos fazendo pelos outros aquilo que eles deveriam fazer por eles mesmos. Assim, mesmo que não seja nossa intenção, negamos aos que nos cercam o direito de aprenderem com os erros, de encontrarem as próprias soluções, e de se desenvolverem como indivíduos plenamente autônomos.
E por fim, a pessoa que superfunciona negligencia a si mesmo e seus objetivos e aspirações, acumulando stress e insatisfação.
Ela pode até acreditar que abraçar o problema de todos e despender essa energia é motivo de orgulho, porém, é preciso fazer a reflexão: Estou cerceando o direito do outro de andar com as próprias pernas e encontrar soluções e desenvolvimento de forma independente?
Subfuncionamento
O que é?
O subfuncionamento é exatamente o contrário do super. Pessoas se encontram neste estágio normalmente tem dificuldade em assumir responsabilidades, manter compromissos resolver problemas, tomar decisões, e desenvolver sua performance.
Pontos negativos de subfuncionar
Neste caso, acabam por dependendo do outro de forma disfuncional – ele busca pessoas que superfuncionam para criar este vínculo.
Colocam a responsabilidade dos acontecimentos no acaso e no outro, mas nunca em si.
Esperam que as situações se resolvam sem que tenham que agir para tal.
Por estes motivos, acabam demorando para se perceber neste lugar. Normalmente só percebem quando seu ponto de apoio (pessoa que superfunciona) quebra este ciclo.
Reflexão: Estou deixando as minhas responsabilidades nas mãos dos outros?
Importância de funcionar bem.
O ser humano possui algumas necessidades psicológicas básicas: Autonomia, desenvolvimento de competências e senso de propósito.
A pessoa que funciona bem consegue a máxima realização destas necessidades, criando relacionamentos saudáveis, conseguindo se desenvolver mais, alinhada com o que acredita e o mais importante, sem desgastes ou stress desnecessários.
Essa é a busca da psicologia positiva, entender e proporcionar o funcionamento otimizado para quem quer ter uma vida de melhor qualidade.
Como você se sente hoje?
Superfuncionando, Subfuncionando ou com o funcionamento otimizado
Para saber mais sobre Psicologia Positiva escute esse episódio do meu podcast!
Obrigado Nat pelos textos esclarecedores que você vem postando Este texto que você cita hoje, me ajudou ver que buscamos relacionamentos conforme nossa características. Se sou superfuncionada, atraio um parceiro subfuncinado. E isso acontece nas relações de trabalho.
Sim! Exatamente! Depois vou postar um teste para você ver em qual você se enquadra! 🙂