Há algum tempo atrás, em uma das minhas lives do Domine sua semana, eu fiz a seguinte pergunta às participantes “Você se dá nota dez?” e uma delas me deu um resposta interessante de que ela não se dava nota dez pois o dez era para quando o cenário inteiro estivesse perfeito.
Com essa resposta desenvolvemos duas observações, uma positiva e outra negativa: é crucial procurar nossa constante evolução e não estagnar pensando que não há mais o que aprender. A vida é uma jornada de aprendizado contínuo. Sempre há espaço para crescer, para adquirir novas habilidades, para entender mais profundamente a nós mesmas.
Ao admitir que ainda não somos estamos em nosso cem por cento de aproveitamento, é possível ver uma disposição saudável para a aprimoração.
Entretanto, tome cuidado ao buscar a perfeição, pois muitas vezes esta não é algo possível.
Então pergunto mais uma vez; você se dá nota 10?
Nota 10 pelo esforço que você está aplicando em suas atividades, em sua carreira, no cuidado com a família. Tenha mais paciência, empatia e confiança consigo mesma.
Ninguém é perfeito em todos os âmbitos da vida e essa é a beleza da jornada humana. Desafios sempre existirão para serem superados, os obstáculos para serem enfrentados e novos horizontes para serem explorados.
Afinal, a vida não para e você também não deveria, mas não esqueça de fazer isso com a consciência de que é um ser humano e que a vida não é perfeita.
Então, para responder à pergunta original, eu diria que me dou nota 10 não por alcançar a perfeição, mas por estar comprometida em crescer, aprender e me tornar a melhor versão de mim mesma a cada dia. E você, como se avalia nessa jornada? Quero convidá-la a refletir sobre isso.
Gostou do texto? Escute mais sobre esse assunto nesse episódio do meu podcast: