Você tem o costume de dizer que não tem tempo, seja pra descansar ou pra fazer o que é importante pra você? Se sim, você não está sozinha! Muitas pessoas sofrem com esse mesmo problema.
Nos meus treinamentos de produtividade para empresas ou nas minhas mentorias, recebo diversos relatos de pessoas que desejam ter mais horas no dia para se cuidar ou pelo menos cumprir o horário de trabalho sem fazer hora extra, mas não sabem como alcançar esses objetivos.
Por isso, hoje gostaria de chamar sua atenção para o tempo que você tem, mas está desperdiçando, como se fosse uma torneira com vazamento, onde de pingo em pingo se vão litros de água…
Se você quer aprender a gerenciar seu tempo de forma eficaz, aqui vão três passos simples que podem ajudar:
- Tenha clareza do tempo que você tem disponível e do tempo necessário para realizar suas tarefas diárias e profissionais. Existem muitos aplicativos e ferramentas que podem ajudá-la a medir as horas de execução de suas atividades. Isso é importante para que você possa criar um planejamento realista e garantir que suas tarefas caibam dentro do seu dia, sem precisar fazer horas extras.
- Identifique as atividades que consomem seu tempo sem gerar resultados positivos. Todas nós temos aqueles momentos em que ficamos distraídas com coisas que não nos acrescentam nada. Para mim, por exemplo, é fácil perder horas nas redes sociais. Identifique o que está favorecendo esse seu “vazamento” de tempo. Mas atenção, não confunda essas atividades que não geram resultados com seu tempo de lazer e descanso, pois esses sim são essenciais para a sua saúde mental e física.
- Elimine as atividades que roubam seu tempo e não agregam valor à sua vida. Embora eliminar essas atividades de uma só vez seja difícil, é importante buscar reduzi-las gradualmente e substituí-las por ações que realmente importam para você e te aproximam dos seus objetivos.
O tempo é um recurso limitado e valioso. Não o desperdice como se fosse uma torneira com vazamento! Aplique esses 3 passos e tenha uma vida mais equilibrada, produtiva e feliz!
Se preferir, você também pode conferir mais sobre esse conteúdo nesse episódio do meu podcast, Desenrolando com Nat Gaia: