A tão falada procrastinação nada mais é que o famoso “empurrar com a barriga”.
Posso inclusive falar que a maioria das pessoas começa o dia já procrastinando, no momento em que apertam a sonequinha do despertador.
TODOS PROCRASTINAM – uns mais, outros menos.
Quando temos um grande prazo para realizar alguma tarefa ou não temos prazo nenhum, é bem provável que adiemos a ação – de forma consciente – para fazer em outro momento ou, às vezes, acabar não realizando.
O procrastinador crônico tende a fugir de tarefas que considera difíceis ou que exijam muita energia para que sejam realizadas.
Ele também diz que rende mais sob pressão, mas essa é mais uma desculpa para adiar o que realmente precisa ser feito.
E também podemos procrastinar quando:
- Não gostamos da tarefa a ser feita;
- Não sabemos por onde começar;
- Falta-nos energia ou paciência;
- Estamos preocupados com outras questões.
Optar por adiar uma atividade pode trazer uma sensação de satisfação momentânea mas, como consequência, forma-se uma verdadeira “bola de neve” pelo de acúmulo de trabalho/tarefas, fazendo crescer a ansiedade ao ver que se tem muita coisa a fazer.
Você já passou por essa situação? Quando viu, tinha tanta tarefa pendente que nem sabia por onde começar?
A procrastinação pode aniquilar seus sonhos, impedindo que você realize o que precisa para alcançar seus objetivos.
Formas de evitar a procrastinação
A fórmula mágica para eliminar a procrastinação talvez não exista, mas isso não significa que não podemos tentar reduzi-la ou mesmo evitá-la.
Apresento abaixo um passo a passo e algumas dicas de como vencer esse hábito, que pode ser prejudicial para sua gestão do tempo e, dependendo do estágio, também para sua vida.
1º Passo: Identificar se você está adiando propositalmente algumas tarefas.
Caso esteja adiando:
2º Passo: Busque o motivo pelo qual você está deixando suas tarefas para depois.
- Se você está “empurrando alguma tarefa com a barriga” porque não gosta dela, a dica é: faça o mais rápido que puder. Quanto antes a fizer, menos ela vai lhe “encarar” e mais foco você poderá ter no que realmente importa.
- Se você acha a tarefa muito difícil e tem medo de falhar, divida esse trabalho em serviços menores e mais fáceis de serem realizados. Dessa forma, você conquista o todo através das partes.
- Se você está adiando alguma tarefa por falta de organização, faça uma lista de afazeres que precisam ser realizados no decorrer do dia e comece por aqueles que você julga serem mais importantes.
- Se você já é organizado mas se sente sobrecarregado, verifique quais são suas prioridades e o que pode ser delegado a outras pessoas para que o ajudem.
3º Passo: Adote uma estratégia “anti procrastinação”:
- Planeje o seu dia e as tarefas que devem ser realizadas naquele intervalo de tempo.
- Estipule um prazo/tempo de conclusão para todas as tarefas de sua lista.
- Se uma tarefa é muito grande e você sente que ela lhe amedronta, reparta-a em várias mini tarefas para que sejam realizadas dentro do prazo.
- Evite subestimar/superestimar o tempo de realização de cada trabalho para que você se mantenha calmo e no controle da situação. Tente estimar o tempo real necessário para a realização de cada serviço.
- Tenha o hábito de começar sempre o seu dia fazendo o mais importante – ou aquilo que você normalmente deixaria para fazer depois. Quando você começa o dia enfrentando essa tarefa, você se motiva para realizar mais ao longo do dia.
- Adote o hábito de dizer não para o seu desejo de empurrar as coisas com a barriga. Diga a você mesmo, quando sentir que vai adiar alguma coisa: “Fulano, você vai fazer agora mesmo!” E FAÇA!
Agora que você já sabe o que é a procrastinação e como evitar, proponho um desafio: Comece hoje mesmo a colocar em dias as ações/tarefas que estão paradas e vença aos pontos este bendito hábito.