Acho que todo mundo já se viu diante daqueles dias onde a nossa motivação e autoconfiança desaparecem e a nossa energia diminui, certo? Foi pensando nisso que decidi compartilhar com você um exercício que promete nos ajudar nesses momentos difíceis.
Vale ressaltar que essa atividade é uma inspiração simplificada da Teoria da Autoeficácia de Albert Bandura.
O objetivo desse exercício é fazer você relembrar seus sucessos, identificar as ferramentas que fizeram você chegar aos seus objetivos já concluídos e descobrir o que você já tem em você que pode te ajudar a superar os obstáculos do dia a dia.
1º Passo: Faça uma lista com as suas principais conquistas
Escreva as coisas que você se orgulha muito por ter realizado ou que foram difíceis, mas você superou.
2º Passo: Relembre o que foi exigido de você para chegar nessas conquistas
Quais forças, quais comportamentos, quais mudanças de atitudes, quais qualidades você precisou ter para concluir aqueles seus objetivos?
É importantíssimo termos noção sobre nós mesmas para identificar nossas forças e as nossas fraquezas para assim administrá-las ao nosso favor.
Será que tem algum comportamento que antes se fazia presente e te ajudava a chegar nos seus objetivos, mas que hoje você deixou de lado? Reflita e anote!
3º Passo: Escreva uma mensagem para o seu eu de hoje!
Pense em uma frase ou mensagem que vai te motivar nesses momentos difíceis.
Eu, por exemplo, gosto muito de uma frase que inclusive tenho tatuada: Ela acreditou que ela conseguiria, então ela fez!
Lembre-se: Você tem em você tudo aquilo que precisa para dar mais um passo em direção aos seus sonhos e objetivos com persistência.
Sempre que você estiver duvidando das suas capacidades, faça esse exercício!
Espero que esse texto tenha te ajudado!
Por fim, inscreva-se no meu canal do Youtube, pois toda semana tem vídeo novo e me siga no Instagram, lá eu posto muitos conteúdos interessantes e consigo ter um contato mais próximo com você!
Se preferir, você pode conferir esse conteúdo em formato de áudio nesse episódio do meu podcast Desenrolando com Nat Gaia: