Com o advento da tecnologia cada vez mais a gente se vê sendo inundado com um tanto de informações e distrações que em excesso podem nos prejudicar e roubar o nosso tempo.
Sempre falo da importância e do valor do tempo para que tenhamos sempre consciência, que ele não volta e precisamos usá-lo com sabedoria.
Com isso em mente, queria falar sobre os ladrões do nosso tempo.
Ladrões do tempo?
Sim! E estamos cercados por ladrões que roubam esse nosso precioso bem sem nem sentir. Quer ver?
Eu mesma, se não me vigio, tenho meu tempo roubado. É tão difícil me livrar deles como é para você.
Para vencê-los, temos que entender quais são as consequências de perder este tempo.
Vamos conhecer um pouco de cada um deles.
Redes sociais
Quanto tempo você gasta do seu dia checando as redes sociais pelo celular? Já parou para medir?
Você acha que fica só dez minutos? Trinta? Uma hora? Vamos fazer umas continhas…
Se você fica em média uma hora checando as redes por dia, ao longo de uma semana foram sete horas gastas com essa atividade. Ao longo de um mês, 30 horas, ao longo do ano, 365 horas. Ou seja: no final de um ano, você passou 15 dias apenas checando o telefone!
Outro vilão da boa gestão do tempo pode ser o WhatsApp. Quantas horas, em média, você consome conversando por esse tipo de aplicativo? Quantos dias por ano você fica no WhatsApp?
Interrupções
Segundo estudos, o ser humano demora entre 7 e 14 minutos para voltar à concentração após uma interrupção. Você sente que é muito interrompido durante suas atividades seja de trabalho ou de estudos?
Se pararmos para pensar, quanto tempo perdemos ao longo do nosso dia com essas interrupções? Por telefone, e-mail, WhatsApp, pessoalmente… É sempre um minutinho que vira 15/20, fora o tempo para se recuperar a atenção. E como resultado, temos a baixa produtividade e um resultado abaixo do que poderíamos fazer se concentrássemos nossa energia em determinada atividade sem distrações.
No mundo corporativo, isso é ainda mais desafiador. Mas existem medidas que podem minimizar estes impactos.
Falta de foco
Ser multitarefas e não ter foco no que é preciso ser feito também prejudica a sua produtividade. Fazer várias coisas ao mesmo tempo pode dar a impressão de que você está sendo muito produtivo, mas acontece o contrário. Estudos mostram que ser multitarefas faz seu desempenho cair em 40%, aumentando em 50% o tempo necessário para se finalizar algum trabalho, além de aumentar a possibilidade de erros.
Outra situação que a falta de foco pode gerar é priorizar as tarefas rotineiras ao invés das mais importantes que você precisa fazer para realizar/entregar algo.
Estes ladrões do tempo estão presentes na vida da maioria das pessoas.
Onde você sente que seu tempo está indo literalmente para o ralo?
7 Dicas para evitar os ladrões do tempo
- Delimite um tempo máximo para as redes sociais e/ou estabeleça períodos de acesso, quando esse tempo acabar, feche os aplicativos ou sites (inclusive o WhatsApp) e comece a realizar as suas outras atividades.
- Desabilite todas as notificações do celular – fiz isso e foi extremamente libertador! (nada vibra, toca, acende luz e com isso, até me esqueço dele)
- No caso das interrupções, desabilite também qualquer sinalização de chegada de e-mail e mensagens.
- Coloque o aviso de ocupado no chat da empresa e, caso seja possível, quando tiver uma tarefa muito importante, reserve uma sala isolada para que você possa se concentrar melhor.
- Para a falta de foco, o mais importante é priorizar. Quais atividades de maior impacto estratégico? Quais atividades te darão mais resultados? Não viva no incêndio das coisas urgentes.
- Evite fazer várias coisas ao mesmo tempo, porque apenas 2% da população consegue ser realmente efetiva sendo multi-tarefas.
- Dica de livro: 23 hábitos anti procrastinação, de S. J. Scott.
Saiba mais com o meu podcast!