Quem nunca se pegou acreditando no mito de que podemos dar conta de tudo, que a vida segue uma linha reta, uma forma pré-determinada? Que tem coisas que há apenas uma forma correta de se seguir.
Esse é um dos maiores equívocos que nos levam à constante comparação, especialmente quando espiamos diferentes vidas e rotinas nas redes sociais que parecem destoar da nossa.
A verdade é que a vida não é equilibrada. Vemos diferentes vidas e rotinas, principalmente nas redes socias, e elas não são parecidas com as nossas. Dessa forma, tentar dar conta de tudo simultaneamente, para que ela fique minimamente próxima àquela que vimos nos stories de uma blogueira, é um convite à frustração.
Nossos limites são reais, e esperar alcançar a utopia de uma vida perfeitamente equilibrada só levará à constante sensação de insuficiência.
O Que Significa uma Vida Equilibrada?
Uma vida equilibrada não significa ser fenomenal em todos os âmbitos da sua vida. É sobre identificar o que é genuinamente importante para você e focar nesses aspectos, compreendendo que não é possível abraçar o mundo de uma vez.
Às vezes, é necessário abrir mão de algumas coisas para priorizar outras. Em vez de impor atividades com horários pré-determinados, permita-se flexibilidade. Ao invés de dizer “preciso ler meia hora todos os dias”, experimente algo como “hoje vou ler pelo menos um capítulo”.
Então, mantenha as suas prioridades constantes na sua vida. Não se importe tanto com quantidade de horas, e sim, com a qualidade da atividade que você está praticando.
Integre as atividades de acordo com sua rotina.
Se você trabalha e não tem tempo de ficar uma, duas horas na academia, tente colocar a atividade física de outra forma no seu dia a dia.
Comece a utilizar as escadas manuais ao invés das escadas rolantes, pratique uma aula curta de fitdance no YouTube, vá para a padaria de bicicleta.
A verdade é que não podemos alcançar a versão perfeita de tudo que desejamos. Esse mito alimenta uma autocobrança insustentável que nos leva a buscar uma perfeição que simplesmente não existe. Sendo assim, conecte-se com o que é verdadeiramente essencial para você.
Uma ferramenta valiosa nesse processo é a roda da vida. Ela permite analisar diferentes áreas da vida, identificando aquelas que estão sendo negligenciadas e desenvolvendo estratégias para equilibrá-las.
Quer escutar mais sobre o assunto? Escute esse episódio do meu podcast: