Já aconteceu com você de desejar fazer uma mudança ou inovação em sua rotina, mas constantemente se ver esquecendo ou adiando essas ações? Muitas vezes, esse cenário pode ser atribuído ao simples fato de que os elementos necessários para realizar essas ações não estão à vista no seu dia a dia.
Mantenha o que é Importante à Vista
Na prática, para a minha rotina, tem três elementos que precisam estar visíveis para que eu me mantenha focada e constante neles:
- Meu planejamento
- Minha leitura
- Minha atividade física
Meu planner sempre fica aberto em cima da mesa e a aba do calendário está sempre aberta no meu computador. Meu Kindle fica ao lado da minha cama, para que sempre que eu for descansar, possa me lembrar que nesse meio tempo eu posso ler. E o mesmo com a atividade física. Eu sempre deixo minha roupa de academia separada e à vista.
Tornar as coisas práticas e visíveis é uma maneira inteligente de garantir que você as conclua.
A vida agitada muitas vezes nos faz esquecer o que precisa ser feito, e é por isso que manter esses elementos à vista é tão fundamental.
Então será que, no seu caso, as coisas que você quer fazer não estão indo para frente porque elas não estão visíveis para você?
A Teoria da Ativação
Essa teoria fala sobre quanta energia você precisa para realizar uma ação. Se é uma coisa que você quer muito fazer, você precisa facilitar sua ida para a ação. Agora, se você quer evitar, você precisa aumentar sua energia de ativação.
Portanto, se você está se perguntando por que suas metas e objetivos não estão progredindo, considere colocar os elementos necessários para alcançá-los à vista. Às vezes, a diferença entre o sucesso e a procrastinação está simplesmente em manter o que é importante à vista. Pois até uma ação se tornar um hábito, você precisa criar um sistema para chegar até lá.
Não esqueça: o que não é visto, não é lembrado, e o que não é lembrado, não é feito.
Gostou das dicas sobre a importância de manter o que é importante à vista para aumentar sua produtividade? Então venha escutar esse episódio do meu podcast: