10 coisas que você pode fazer agora para aumentar sua produtividade

Muitas pessoas me procuram dizendo que precisam administrar melhor o tempo, que gostariam de se cuidar mais, ler mais, ter mais qualidade de vida, se desenvolver mais profissionalmente, ter mais equilíbrio e sentem que não estão conseguindo dar vazão às atividades que já fazem.

O que muitas não entendem é que tempo é prioridade. Ou seja, para aquilo que você enxerga importância e significado, você prioriza.

Se por exemplo, fazer atividade física é importante para você, mas você trabalha de 7:30 às 18h e faz faculdade à noite, você pode querer acordar às 5h para se exercitar.

Falar que você não tem tempo para alguma coisa, é dizer que aquilo não é importante para você.

Ser produtivo tem mais a ver com a nossa energia do que com o tempo. E que energia é essa? É a energia de querer e fazer algo. Todo mundo tem as mesmas 24 horas, o que difere uma pessoa de outra é a forma como ela lida com a energia/motivação de agir, e não o tempo em horas. Se fosse só isso, os desocupados seriam pessoas de muito sucesso!

Quando trabalhamos nossa produtividade, ganhamos mais efetividade em nossas ações, nos tornamos mais assertivos, temos mais resultados, mais tranquilidade, mais clareza, foco no que importa e ainda eliminamos aquela sensação de que o tempo passa e não fazemos nada.

Gerir nossa energia e aumentar nossa produtividade pode ser simples sim!

Fiz uma lista de 10 coisas que podem ser feitas agora mesmo pra você usar o efeito TORDA (tire o rabo do assento!).

1.Tenha um ritual matinal

Existem várias formas de fazer isso! Você pode acordar um pouco mais cedo e tomar um café da manhã com calma, ou ler algumas páginas de algum livro que você queira, e até mesmo curtir um momento só seu, do seu jeito. Muitas pessoas de sucesso falam que ter uma rotina matinal faz diferença sim na nossa vida. Entre eles: o fundador da Virgin Richard Branson, Bill Gates, Tony Robbins e Tim Ferris Você começa o seu dia com mais tranquilidade, foco, disciplina, e auto cuidado.

Pra saber mais sobre isso, leia [O livro que mudou a minha vida – O Milagre da Manhã]

2. Medite

Meditar é uma ótima forma de acalmarmos a mente e nos prepararmos para mais um dia. Mas calma! Você não precisa ficar sentado em silêncio por uma hora sem pensar em absolutamente nada! rs Comece se concentrando apenas na sua respiração por 2 minutinhos. Sinta o ar entrando e saindo e só! Quando os pensamentos aparecerem, observe e volte a focar na respiração, sem lutar contra sua mente.

3.Estabeleça suas prioridades

Primeiro as coisas mais importantes.

Saiba o que você precisa fazer sem falta durante a semana! Isso te permite ter mais clareza nas suas ações. Assim você alcança suas prioridades, alimenta seu senso de conquistas e aumenta a produtividade. É a maneira mais fácil de cumprir seus objetivos.

4.Tenha um calendário

Quando você agenda seus compromissos, você desafoga sua mente, tem mais clareza e organiza melhor seu tempo. Você pode fazer isso de vááárias formas! Das mais tradicionais (e lindas!) agendas, aos apps de organização [veja mais aqui]

5.Anote tudo

Nossa mente processa milhaaaaares de pensamentos ao longo do dia! Se não tirarmos da nossa mente nossos pensamentos, tarefas, atividades, ações, podemos ficar cansados mentalmente. Esse cansaço prejudica a produtividade.

Por isso: a n o t e! Não confie apenas na sua capacidade de guardar informações. Ao anotar, você aumenta significativamente a chance de fazer acontecer!

6.Se planeje

Qual era o seu plano?

O planejamento te ajuda a ter clareza do que precisa ser feito, como e quando. Ele faz com que você crie um sentimento de compromisso.

Tem pessoas que fazem planejamento mensal, semanal e diário. Eu gosto de pensar nas prioridades da semana e depois nas prioridades de cada dia. Assim eu sei exatamente o que fazer no dia para chegar no resultado final.

Caso você já tenha alguma agenda/planner ou um app específico, pense e anote suas tarefas para serem feitos nos melhores dias para você.

7.Seja flexível

Acho que você precisa de mais… Flexibilidade!

Não se desespere! O planejamento não precisa ser engessado, você pode reajustar sempre que for necessário. Imprevistos acontecem e eles não são motivo para ativar o modo desculpite – quando focamos no problema e não na solução.

8.Acompanhe seu mapa de hábitos

O mapa de hábitos é uma forma de mensurar e acompanhar o desenvolvimento de seus hábitos e ações. Baixe grátis o seu e comece agora a ter os hábitos que você sempre quis.

9.Se de um comando e obedeça!

Se intencione para fazer algo que você esteja adiando e FAÇA!

Por exemplo: Vou fazer a coisa X assim que eu chegar em casa.

10.Não pense demais

Todo santo dia, apenas FAÇA!

Depois que você já souber o que tem que ser feito, simplesmente faça. Pensar demais pode fazer com que você procrastine e não seja produtivo.

Curtiu as dicas? Bora para a ação então?

Pode onde você vai começar? Me conta aqui nos comentários!

Se você curtiu o conteúdo, vai lá no meu Instagram! Por lá eu sempre compartilho dicas e falo de assuntos voltados para gestão do tempo, mudança de hábitos, vida positiva e equilibrada e profissional e carreira.

Você também pode se inscrever no Desenrola e receber dicas toda segunda para desenrolar sua semana!

Autor: Nat Gaia

Ariana, mãe do Monet um Schnauzer que adora comer caderno, fascinada por organização, principalmente do tempo - porque assim consegue colocar muita coisa em ação - e planejadora de vidas.

3 pensamentos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s