O que você anda empurrando com a barriga?

A tão falada procrastinação nada mais é que o famoso “empurrar com a barriga”.

Posso inclusive falar que a maioria das pessoas começa o dia já procrastinando, no momento em que apertam a sonequinha do despertador.

lazy.gif

TODOS PROCRASTINAM – uns mais, outros menos.

Quando temos um grande prazo para realizar alguma tarefa ou não temos prazo nenhum, é bem provável que adiemos a ação – de forma consciente – para fazer em outro momento ou, às vezes, acabar não realizando.

O procrastinador crônico tende a fugir de tarefas que considera difíceis ou que exijam muita energia para que sejam realizadas.

Ele também diz que rende mais sob pressão, mas essa é mais uma desculpa para adiar o que realmente precisa ser feito.

E também podemos procrastinar quando:

  • Não gostamos da tarefa a ser feita;
  • Não sabemos por onde começar;
  • Falta-nos energia ou paciência;
  • Estamos preocupados com outras questões.

Optar por adiar uma atividade pode trazer uma sensação de satisfação momentânea mas, como consequência, forma-se uma verdadeira “bola de neve” pelo de acúmulo de trabalho/tarefas, fazendo crescer a ansiedade ao ver que se tem muita coisa a fazer.

Você já passou por essa situação? Quando viu, tinha tanta tarefa pendente que nem sabia por onde começar?

A procrastinação pode aniquilar seus sonhos, impedindo que você realize o que precisa para alcançar seus objetivos.

Formas de evitar a procrastinação

A fórmula mágica para eliminar a procrastinação talvez não exista, mas isso não significa que não podemos tentar reduzi-la ou mesmo evitá-la.

Apresento abaixo um passo a passo e algumas dicas de como vencer esse hábito, que pode ser prejudicial para sua gestão do tempo e, dependendo do estágio, também para sua vida.

1º Passo: Identificar se você está adiando propositalmente algumas tarefas.

Caso esteja adiando:

2º Passo: Busque o motivo pelo qual você está deixando suas tarefas para depois.

  • Se você está “empurrando alguma tarefa com a barriga” porque não gosta dela, a dica é: faça o mais rápido que puder. Quanto antes a fizer, menos ela vai lhe “encarar” e mais foco você poderá ter no que realmente importa.
  • Se você acha a tarefa muito difícil e tem medo de falhar, divida esse trabalho em serviços menores e mais fáceis de serem realizados. Dessa forma, você conquista o todo através das partes.
  • Se você está adiando alguma tarefa por falta de organização, faça uma lista de afazeres que precisam ser realizados no decorrer do dia e comece por aqueles que você julga serem mais importantes.
  • Se você já é organizado mas se sente sobrecarregado, verifique quais são suas prioridades e o que pode ser delegado a outras pessoas para que o ajudem.

3º Passo: Adote uma estratégia “anti procrastinação”:

  1. Planeje o seu dia e as tarefas que devem ser realizadas naquele intervalo de tempo.
  2. Estipule um prazo/tempo de conclusão para todas as tarefas de sua lista.
  3. Se uma tarefa é muito grande e você sente que ela lhe amedronta, reparta-a em várias mini tarefas para que sejam realizadas dentro do prazo.
  4. Evite subestimar/superestimar o tempo de realização de cada trabalho para que você se mantenha calmo e no controle da situação. Tente estimar o tempo real necessário para a realização de cada serviço.
  5. Tenha o hábito de começar sempre o seu dia fazendo o mais importante – ou aquilo que você normalmente deixaria para fazer depois. Quando você começa o dia enfrentando essa tarefa, você se motiva para realizar mais ao longo do dia.
  6. Adote o hábito de dizer não para o seu desejo de empurrar as coisas com a barriga. Diga a você mesmo, quando sentir que vai adiar alguma coisa: “Fulano, você vai fazer agora mesmo!” E FAÇA!

 

Agora que você já sabe o que é a procrastinação e como evitar, proponho um desafio: Comece hoje mesmo a colocar em dias as ações/tarefas que estão paradas e vença aos pontos este bendito hábito.

Autor: Nat Gaia

Ariana, mãe do Monet um Schnauzer que adora comer caderno, fascinada por organização, principalmente do tempo - porque assim consegue colocar muita coisa em ação - e planejadora de vidas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s