Cronos e Kairós! Duas divindades que vale conhecer!

Outro dia fui fazer uma palestra sobre tempo e precisava de uma inspiração. Foi então que meu amigo Pedro me falou: Nat, porque você não fala sobre Cronos e Kairós?

E eu que sempre gostei do tempo, nunca tinha ouvido falar nessas duas divindades. Quando fui pesquisar me encantei!

 

O tempo é discutido desde a mitologia grega, através destas duas divindades Cronos e Kairós.

dark-landscape-mountain-169789.jpg

Cronos é o tempo que a gente conhece como implacável, são as horas e os minutos que voam! É aquele tempo que a gente fica sem no final do dia para cumprir a agenda.

Então para quem tem aquela sensação de que o tempo passa rápido demais e que as coisas estão se atropelando e você não está dando conta de acompanhar e fazer tudo o que precisa, o culpado disso é o Cronos.

Já Kairos, é o tempo que Cronos não mede! É ágil, leve, e se apresenta através do timing, do momento certo, daquela oportunidade que surge. Ele é o tempo de qualidade, proveitoso, com propósito.

Mas olha que curioso, tanto eu quanto vocês, temos as mesmas 24 horas por dia. Por que uns conseguem fazer muitas coisas e outros parece que só se enrolam?

Cada vez mais a gente escuta falar sobre a importância de saber gerir o tempo, ainda mais nos tempos de hoje, além disso, vivemos todos os dias com essas duas divindades nos influenciando.

Pensando na consciência que temos sobre o tempo, será que você sabe me dizer o valor que você dá ao seu tempo?

E essa questão de valor é muito subjetiva. Cada pessoa entende o tempo de uma forma, valoriza o tempo de um jeito diferente.

Para você refletir:

Quando você está trabalhando, está realmente focada ou dispersa?

E quando você está com as pessoas que você ama? Você está realmente presente? Ou só de corpo presente?

Para entender o por que você não tem tempo para se dedicar às atividades que você deseja, basta se perguntar – Por que isso é realmente importante para mim?

Tempo, nada mais é do que prioridade.

Quando a gente entende a importância de alguma atividade, a gente se propõe verdadeiramente a fazer a troca do nosso tempo pelo resultado.

Se ainda não vemos sentido real para aquilo. Outras situações se tornam prioridades.

Porque quando a gente se diz sem tempo, na verdade é que estamos priorizando outras coisas e não aquela que a gente diz que está sem tempo.

Vou dar um exemplo meu: Uns anos atrás, eu trabalhava em uma empresa que tinha 2 horas de almoço. E eu fazia academia na hora do almoço. Depois de um tempo, o horário de almoço foi reduzido. E como eu não gostava de malhar à noite, eu resolvi fazer academia às 6 da manhã. Ou seja, eu acordava às 5h30, me arrumava, ia para academia e às 7:30 estava no trabalho.

Eu realmente gosto de malhar, me sinto bem. E fez muito sentido para mim, acordar 1 hora mais cedo para manter minha rotina de atividade física.

Quando alguma coisa é verdadeiramente importante para a gente, o tempo não é uma desculpa.

E o segredo do tempo está justamente no equilíbrio entre Cronos e Kairós.

 

Autor: Nat Gaia

Ariana, mãe do Monet um Schnauzer que adora comer caderno, fascinada por organização, principalmente do tempo - porque assim consegue colocar muita coisa em ação - e planejadora de vidas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s