Seja um bambu!

Resiliência é uma palavra bonita.

E toda vez que a escuto, penso em um bambu…

tumblr_oah8sz1SJl1upvbufo1_500

Falar de resiliência tem tudo a ver com aprender com nossos “fracassos”, pelo menos assim eu acho.

Talvez, porque “fracasso” pode ser um sentimento que surge quando não se vê florescer os frutos de um trabalho feito, na verdade, é um estado passageiro que muitos veem como ponto final.

Para os resilientes temos uma outra perspectiva. De acordo com o consultor americano Garr Reynolds, podemos fazer um paralelo sobre nossos desafios e a capacidade de resiliência de um bambu:
“Depois de plantada a semente, não se vê nada durante cinco anos, todo o crescimento é subterrâneo, invisível a olho nu, mas, uma maciça e fibrosa estrutura de raiz se estende vertical e horizontalmente pela terra em que foi plantada… Muitas coisas na vida pessoal e profissional são iguais ao bambu: Você trabalha, investe tempo, se esforça à exaustão, faz tudo que precisa ser feito e, muitas vezes, não percebe nenhum progresso e nem vê nada de novo durante semanas, meses e até anos. Mas, se tivermos paciência para continuar trabalhando, persistindo e alimentando, o seu 5º ano chegará, e, com ele, virá o crescimento e mudanças que você jamais esperava…”.

E é essa paciência que difere quem segue adiante e consegue os frutos, de quem desiste dos próprios sonhos por não enxergar o futuro que o aguarda.

Para construirmos em nós este poder da resiliência, precisamos primeiramente ter clareza do que queremos alcançar. Só assim, entenderemos a importância do nosso objetivo e teremos a motivação real de seguirmos adiante, aprendendo com nossos desafios, para cruzar a linha de chegada.

Muitos falam, e eu concordo: “A persistência é o caminho do êxito.”

Existem várias histórias de famosos que podemos colocar como exemplos de muito sucesso!

Vou citar apenas 2: Meu ídolo master – Walt Disney e Thomas Edison

Começando por Walt Disney!

Ele passou por mil adversidades até conseguir ser reconhecido pelo filme de animação da Branca de Neve. Antes, ele pulava de emprego em emprego como cartunista de jornal e chegou a ser demitido por ser considerado sem ideias e imaginação!
Seu primeiro negócio faliu, mas foi com o segundo que ele conseguiu ser reconhecido. E pensar que tudo começou com um rato…. Da miséria até ganhar mais de 22 Oscars.

Procuro sempre pensar nele como uma inspiração!

“Um dia aprendi que sonhos existem para tornar-se realidade. E, desde aquele dia, já não durmo para descansar. Simplesmente durmo para sonhar.”Walt Disney

Resiliência, persistência, aprendizados…

Outra figura que merece um destaque por persistir sempre, foi um dos maiores inventores do mundo! Thomas Edison, registrou mais de 1.000 patentes.
Apesar de todos os desafios enfrentados ao longo da vida, inclusive de ouvir de seus professores que ele era burro demais para aprender qualquer coisa ou que suas invenções nunca dariam certo, ele não desistiu e para mim, é um símbolo de aprendizado e conquistas.

“Nossa maior fraqueza está em desistir. O caminho mais certo de vencer é tentar mais uma vez.”Thomas Edison

Continue em frente! Não existe outra possibilidade a não ser a de dar certo!

Tenha clareza, seja smart e principalmente, faça acontecer!

 

 

Autor: Nat Gaia

Ariana, mãe do Monet um Schnauzer que adora comer caderno, fascinada por organização, principalmente do tempo - porque assim consegue colocar muita coisa em ação - e planejadora de vidas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s